quinta-feira, 7 de março de 2013

R.I.P. Chorão: relembre 7 músicas que embalaram sua adolescência

Reprodução
Após a morte de Chávez, mais um personagem com "Ch" no início do nome morreu: Chorão, do Charlie Brown Jr, foi encontrado morto na manhã de quarta, dia 06. O cantor deixa uma bela playlist, que deve ter marcado a vida de muitos fãs assumidos e não assumidos. Deixando o gosto de lado, que atire a primeira pedra quem nunca cantou uma música dele numa festa com os amigos ou curtindo uma fossa depois de levar um pé na bunda!

Relembre os sucessos da sua adolescência em 7 músicas cantadas por Chorão, que sai da vida para entrar no rol de poetas musicais do Facebook.



"Dias de luta, dias de glória"

Chorão era conhecido pelas músicas que falavam de amor, amizade e fé na vida, tudo misturado pelo rock e pelo skate. Em "Dias de luta, dias de glória", ele cantava sobre vencer na vida valorizando aqueles que você ama:
"A vida me ensinou a nunca desistir
Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir
Podem me tirar tudo que tenho
Só não podem me tirar as coisas boas
Que eu já fiz pra quem eu amo"


"Ela vai voltar (todos os defeitos da mulher perfeita)"

A mulher sempre foi cantada por Chorão com respeito e admiração, em letras que retratavam os típicos dilemas dos relacionamentos adolescentes. Em "Ela vai voltar", ele canta sobre como sua "mente nem sempre tão lúcida" afastou a mulher da sua vida, mas que tem fé de que ela vai voltar.
"Ela não é
Do tipo de mulher
Que se entrega na primeira
Mas melhora na segunda
E o paraíso é na terceira
Ela tem força
Ela tem sensibilidade
Ela é guerreira
Ela é uma deusa
Ela é mulher de verdade"



"Lutar pelo que é meu"

Nesta música, que fez muito sucesso por ser lançada em uma publicidade da Coca-Cola, Chorão cantava o prazer de encontrar um amor de verdade.
"A gente passa a entender melhor a vida
Quando encontra o verdadeiro amor
Cada escolha, uma renuncia, isso é a vida
Estou lutando pra me recompor"


"Senhor do Tempo"


Em "Senhor do Tempo", Chorão cantava sobre sua habilidade de fazer histórias tristes virarem melodia. E fala sobre como o tempo ensina a entender as mudanças da vida:
"O tempo passa e um dia a gente aprende
Hoje eu sei realmente o que faz a minha mente
Eu vi o tempo passar e pouca coisa mudar
Então tomei um caminho diferente"


"Só os loucos sabem"

"Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém
Eu segurei minhas lágrimas
Pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais sobre a percepção
Eles dizem que é impossível encontrar o amor
Sem perder a razão
Mas pra quem tem pensamento forte
O impossível é só questão de opinião"


"Só por uma noite"

Se você nunca esteve numa fossa e resolver ligar o "dane-se" ouvindo essa música, você não deve ter sido adolescente no início dos anos 2000.
"Mas só de ouvir a sua voz
Eu já me sinto bem
Mas se é difícil pra você tudo bem
Muita gente se diverte com o que tem"



"Vícios e virtudes"

Talvez o maior hino da geração Charlie Brown Jr., e resume mesmo muito da ideologia cantada por Chorão: seja você mesmo, entenda que a vida lá fora não é brincadeira e aprenda a amar de verdade acima de qualquer coisa.
"Um dia eu volto pra fazer só a sua vontade, mas
Se eu não puder fazer você a pessoa mais feliz
Eu chego mais perto disso possível"

Chorão deixa uma legião de fãs e uma lacuna no rock nacional que cantou a vida dos jovens da última geração de maneira sincera e tipicamente rebelde. Que vá em paz!

Chorão morreu, todos chora :( ~~~~apagar
A discografia você encontra no Vagalume.