quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vitrole-se #7 Entrevista com a banda Lou Dog


Se você achava que Lou Dog era apenas o nome do dálmata, mascote da banda californiana Sublime, você estava enganado. Com influências “do que eles consideram bom, não importa o estilo”, os integrantes Thiago “Trosso”, Eduardo “Sombra”, André “Déko”, Guilherme “Palilo” e Lucas “Picanha” começaram com a banda, no próprio colégio, em 2006.
Nesse período de sete anos para cá, já tocaram no mesmo palco de músicos internacionais, como Less than Jake, Rx Banditts, Katchafire e The Beautiful Girls. No final de março, em Curitiba, além de abrir o show para o Sublime, dividiram o palco com o atual vocalista, Rome. Confere a entrevista!


Se o nome da banda não fosse Lou Dog, qual seria? No começo vocês ficaram em dúvida na escolha? Tinham outras opções? 
Como nós começamos a carreira fazendo cover da banda Sublime, o nome Lou Dog foi a primeira opção. Nem cogitamos outro nome.

Vocês definem o som da banda como rock/ska/reggae. Que influências tiveram para a escolha desse gênero musical? 
Nossa influência é tudo o que a gente considera bom, não importa o estilo. Quando a gente se junta pra tocar tudo isso aparece no som. O rótulo rock/ska/reggae foi o que nós encontramos para definir o som que estávamos fazendo.

No início da banda, vocês faziam apresentações como cover do Sublime. Vocês sonhavam, pensavam, imaginavam que um dia iriam abrir o show da banda californiana e ainda cantar com o atual vocalista, Rome?
Nunca imaginamos nem que o Sublime iria voltar a tocar quando começamos o Lou Dog. Já foi uma surpresa e um privilégio abrir o show, imagine dividir o palco com o Rome.

O que passou pela cabeça de vocês ao se apresentarem com o Rome? Vocês tinham combinado nos bastidores ou simplesmente aconteceu?
Nós conversamos com o Rome pouco antes do no nosso show e falamos que fazíamos cover de Sublime e convidamos ele para tocar com a gente. Para nossa surpresa ele concordou na hora e ainda falou que já conhecia o nosso som próprio. O que passou na cabeça nessa hora foi tentar não errar e se divertir pra caralho!

De três meses para cá, vocês já lançaram três clipes: 'Hold me close', 'Up The Hills Jah Is Romario' e 'Odecam Ride'. E o novo EP está previsto para esse ano de 2013. Qual a previsão de lançamento? Serão apenas músicas inéditas ou algumas regravações?
O lançamento está previsto para o final de junho. Serão cinco músicas inéditas, duas regravações do primeiro CD e uma regravação de uma música que fizemos para um projeto da Rádio Mundo Livre.

Vocês se dedicam exclusivamente para a música ou têm outros trabalhos? Inclusive, alguns de vocês participam de outras bandas como a Abraskadabra e Biritles. Como é conciliar, ensaios, shows, viagens e vida pessoal?
O trombonista Palilo tem um emprego fixo além da banda. O resto da banda se dedica exclusivamente à música. Quanto à conciliação, já tivemos alguns problemas de datas se coincidirem. Quando isso acontece nós conversamos e decidimos o que vale mais a pena, qual banda vai sair menos prejudicada ou, se possível, tocamos dois shows no mesmo dia como já fizemos várias vezes. Mas tudo isso sem briga, as três bandas sempre foram muito amigas desde o começo.

Todos os domingos vocês tocam em um bar em Curitiba. Mas além do Paraná, já se apresentaram em São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. O que representa para a banda tocar em outras localidades e mostrar o som da Lou Dog em diferentes lugares do Brasil?
A oportunidade de levar o nosso som para fora de Curitiba e ver pessoas curtindo o que começou nas nossas casas é muito gratificante. Temos sorte de fazer parte disso tudo e esperamos que o nosso som sirva de inspiração para algumas pessoas assim como as bandas que a gente gosta nos inspiraram.

Para fechar a entrevista com aquela pergunta clássica: Qual a história mais engraçada da banda?
Bom, tem as histórias de porres e surras de etanol, que são várias. Por exemplo, um dia nós fomos expulsos de um bar no Batel, porque o nosso trombonista mijou no palco. Estávamos no meio da apresentação,  não tinha um banheiro pra banda, nem nada por perto, que pudesse agilizar  para ele continuar o show. Ele foi no canto, sem ninguém ver, e fez ali mesmo. Só que um dos seguranças viu e ele foi imediatamente retirado do recinto. Inclusive foi levado com um mata leão conformadíssimo, dava pra ver na cara dele: “piazada, fudeu, fiz merda”. E para piorar, nosso guitarrista fez a besteira de xingar o segurança no microfone, e daí a coisa ficou feia. Mas no final das contas, tudo terminou bem, (apesar de nunca mais voltarmos a ser convidados para aparecer por lá).



Ficou curioso pelo som? Abaixo o videoclipe de 'Hold Me Close' lançado em dezembro de 2012. Filmado na cidade de Porto Belo, em Santa Catarina, a música faz parte do novo EP previsto para junho.


Quem curtiu a banda/música/clipe/post/entrevista/ curte: Lou Dog e Mas não me diga no facebook!