quinta-feira, 14 de março de 2013

Treta da Semana #3: O papa é argentino (e pode ter se envolvido com a ditadura militar)

L'Osservatore Romano/AFP
O papa é argentino! Mario Jorge Bergoglio foi eleito ontem (13) pelo conclave de cardeais no Vaticano, e agora será chamado Papa Francisco. Ele é o 1º papa latino-americano da História, o que revela uma preocupação da Igreja Católica para com estas bandas do mundo.

Agora a treta mesmo é o bando de denúncias que começou a pipocar pela internet sobre um suposto envolvimento de Bergoglio com a ditadura militar na Argentina, nos anos 70. Se é hoax ou não, ainda não sabemos (e talvez nem saibamos direito), mas que é treta, isso é!

Dylan Martinez/Reuters

O quê?

O novo Papa é argentino!

Quem?

Mario Jorge Bergoglio tem 76 anos e nasceu em Buenos Aires, Argentina. É engenheiro químico de formação, mas ordenou-se padre em 1969, e cardeal em 2011. Foi eleito para o papado na 5ª rodada de votações do conclave no Vaticano.

Onde?

A escolha do 1º papa latino-americano pode ser encarada como uma estratégia geopolítica da Igreja Católica, que busca se afirmar nesta parte do mundo. A Argentina é um país de maioria católica, e é uma potência emergente. E está ao lado do Brasil, um país onde o número de fiéis cai desde os anos 80 e a Igreja Católica tem perdido espaço para as vertentes evangélicas.

Como?

Bergoglio ao lado de Bento XVI. Em 2005
ele foi o 2º mais votado no conclave após a
morte de João Paulo II
(AP)
O Papa Bento XVI renunciou ao posto em 11 de fevereiro de 2013, numa decisão histórica que não acontecia há SETE SÉCULOS. A explicação dada por ele foi de que não tinha mais forças físicas para liderar a Igreja. Da renúncia de Joseph Ratzinger até a escolha de Mario Bergoglio, o mundo ficou em polvorosa. O conclave (conchave) é a cerimônia de escolha de um papa, quando cardeais do mundo todo se reúnem para uma votação secreta. A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina indica que um candidato recebeu mais de 2/3 dos votos e aceitou o cargo.

Que mais?

Jornal Página 12
Logo após o anúncio, começaram a aparecer pela internet e em algumas publicações impressas denúncias de que Bergoglio teria sido omisso e até mesmo colaborador da ditadura militar argentina. Entenda as principais acusações:

- Bergoglio foi chefe da Congregação Jesuíta na Argentina entre 1973 e 1979, e é acusado de ter colaborado com o sequestro de Francisco Jalis e Orlando Yorio, sacerdotes da entidade. Ambos realizavam trabalho social  em comunidades carentes de Buenos Aires, e teriam sido intimados por Bergoglio a abdicar da ação ou deixar a entidade. Sem a proteção da Igreja, os sacerdotes teriam sido sequestrados pela polícia política.

- A denúncia foi feita pelo jornalista Horacio Verbitsky, presidente da ONG argentina Cels (Centro de Estudos Legais e Sociais). No livro "O silêncio", o jornalista se apoia em declarações do próprio Yorio, um dos jesuítas sequestrados, morto em 2000.

- O advogado Marcelo Parrilli foi o primeiro a denunciar penalmente, em 2005, o então cardeal Bergoglio pelo suposto envolvimento no sequestro dos sacerdotes. A processo ainda está sendo investigado, mas Parrilli agora se mostra descrente. "Acho que não vai avançar nem mais um passo", prevê.

- Para Lita Boitano, 81, presidente da Associação de Familares de Desaparecidos e Presos por Razões Políticas, "Bergoglio nunca fez uma autocrítica da Igreja [durante a ditadura militar]. Não acho que teve o melhor comportamento sobre isso, portanto", ela afirma.

- A organização Avós da Praça de Maio lembrou em comunicado que Bergoglio depôs no caso de Elena de la Cuadra, desaparecida quando estava grávida, e cuja família o procurou em busca de ajuda.

- Bergoglio teria tomado conhecimento do sequestro do bebê de Elena apenas em 1990, mas a família não acreditou nas declarações e afirmou que ele não fez tudo o que estava a seu alcance para colaborar com as investigações. “Como é que o Bergoglio diz que só sabe do roubo de bebês há 10 anos?”, questionou em uma audiência Estela de la Cuadra, irmã de Elena.

Alguém duvida que tem caroço nesse angu?

Com informações de:

Opera Mundi
G1
Yahoo
Uol
Terra
Estadão