domingo, 10 de março de 2013

Meninos também brincam de boneca: 5 propagandas de brinquedos revolucionárias na Suécia

Reprodução/Toys'R'Us
Não é só pelo alto índice de desenvolvimento humano que a Suécia é conhecida. As discussões sobre igualdade de gênero no país europeu passaram da teoria para a prática. O caso da escola Egalia, que possui um método igualitário de ensino que mostra às crianças que meninos e meninas podem, por exemplo, brincar com os mesmos brinquedos, é uma das iniciativas mais famosas.

As mudanças agora chegam nas propagandas, que são conhecidas no mundo todo tanto por sacadas geniais quanto por verdadeiros desastres sexistas. Por lá, as marcas de brinquedos apostam em catálogos neutros, onde meninas e meninos são retratados com brinquedos que, até então, eram vistos como pertencentes a um sexo.

É por isso que separamos 5 propagandas de brinquedos suecos que jogam fora qualquer tipo de estereótipo de gênero, porque achamos o máximo a ideia de poder brincar com o que você quiser!


#5 Meninas podem gostar de armas de brinquedo

Mesmo que não seja lá um brinquedo muito bom para se dar para nenhuma criança...
Reprodução/Toys'R'Us

#4 Brincar de médico: vocês estão fazendo isso certo!

Meninas podem ser médicas? Sim! Meninos podem ser enfermeiros? Óbvio!
Reprodução/Toys'R'Us

#3 Brincar de casinha é ensaiar a vida adulta

E isso é algo que meninos e meninas podem aprender juntos. Talvez se os brinquedos fossem menos pautados na dicotomia azul vs. rosa isso já tivesse acontecido há algum tempo.
Reprodução/Toys'R'Us

#2 Meninas têm direito de se divertir com castelos medievais, dragões e heróis

E heróinas também!
Reprodução/Toys'R'Us

#1 Meninos podem aprender os prazeres da paternidade

Por que é que só as mulheres devem aprender a trocar fraldas e dar banho em bebês? Quem foi que inventou que cuidar de uma criança não pode ser divertido?



Top Toy, uma marca presente no país, preparou o catálogo de Natal de 2012 com princípios bem claros: "Nós queremos que nossos catálogos reflitam a maneira como meninos e meninas brincam na vida real, e não apresentar estereótipos deles. Se meninas e meninos na Suécia gostam de brincar com uma cozinha de brinquedo, então nós queremos refletir este padrão", defendeu o diretor de marketing da companhia, Thomas Meng.

Com informações de:

Buzzfeed
Catálogo Toy'R'Us
Chatas de Atenas
Folha de S. Paulo
Huffington Post