quinta-feira, 14 de março de 2013

5 motivos para odiar o merchan nas novelas

Reprodução/TV Globo
Então você está lá, assistindo à sua novela favorita, onde rola muita intriga, muito golpe do baú e muito romance iô-iô. Eis que, DO NADA, algum personagem aparece pra fazer o merchan, aquela pausa pra fazer xixi no meio da novela. Pensando nesse detalhe chatíssimo é que elaboramos uma listinha com 5 motivos para odiar os merchans nas novelas. Pegue o seu creme Avon e vem com a gente!


#5 Desconexos

Os produtores até tentam inserir um contexto na história, mas na maioria das vezes o merchan soa forçado e falso. Em uma cena a personagem está falando sobre o vilão da trama, e no segundo seguinte ela já está mostrando pra amiga aquele creme novo óóóótimo da Avon, com microesferas deslizantes que te deixam 10 anos mais jovem em 10 minutos.

Reprodução/TV Globo

#4 Exagerados

Não basta aparecer do nada, o produto ainda precisa ser elogiado pelos personagens até o limite da realidade. A personagem não só diz que o produto é MA-RA-VI-LHO-SO, como também solta umas frases super naturais, do tipo "E esse carro possui um dispositivo ergonômico que impede que o motorista se estresse enquanto está parado no engarrafamento de 300 km da rodovia dos imigrantes! Não é um must?"

#3 Clichês

"Como puder viver sem [insira um produto aqui]?"
"Amiga, você TEM que usar esse novo [insira outro produto aqui]."
"Gente, e eles ainda se preocupam com o meio ambiente, esse pessoal da [insira uma marca aqui] é demais!".
"Nossa, esse [insira uma comida aqui] é mesmo maravilhosa! Parece que derrete na boca, experimenta!"
"Que [insira um produto aqui] lindo, onde você comprou?"

Reprodução/TV Globo

#2 Mentiras

Os produtores da novela querem que o telespectador acredite mesmo que a personagem usa o produto. Agora me diz se uma milionária dondoca cujo hobby é planejar a morte de mocinhas inocentes usaria um perfume da...Jequiti. Ou um pobre assalariado teria dinheiro para pagar o R$169,45 do plano mais barato da Nextel? E o advogado mafioso que vai até a padaria comprar um sorvete da Kibon? Se até o suco eles só finjem tomar um golinho e deixam no copo, você acha mesmo que o cabelo dela é maravilhoso porque a tintura é Koleston?

Unimed.com

#1 Politicamente corr.... artificiais

Até existe a tentativa de se fazer algumas campanhas conscientes, como quando eles inserem falas sobre campanhas de vacinação. Mas, de novo, o jeito forçado com que as falas são inseridas acabam por deixar tudo artificial e politicamente chato. Aí a mãe leva o filho pra vacinar e depois comenta com a vizinha: "Já levei meu filho pra vacinar, pois é o direito de toda criança de 0 a 5 anos e blá blá blá". Tudo bem que a TV é um veículo que atinge milhões de pessoas e que é bom aproveitar o espaço para mostrar campanhas importantes, mas não dá pra deixar menos professoral não? Na vida real a mãe ia chegar na vizinha já reclamando da fila no postinho que, magicamente, nem aparece na novela...