sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Treta da Semana #1: Meteoro na Rússia deixa 500 feridos

Que Papa que nada! A treta da semana aconteceu hoje: fragmentos de um meteoro rasgaram o céu da Rússia nessa sexta-feira, lançando bolas de fogo na direção da Terra e ferindo cerca de 500 pessoas UPDATE: 1000 pessoas :O

The Associated Press

O QUÊ?

Fragmentos de um meteorito de cerca de 11 toneladas atingiram a região central da Rússia. O incidente é considerado raro, mas em 1908 acredita-se que um meteorito tenha devastado uma região de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria, também na Rússia.

Um homem, identificando-se como Viktor, é fotografado
após  receber  tratamento por ferimentos causados
pela onda de choque. (Reuters/Andrey Kuzmin)

QUEM?

Cerca de 500 UPDATE: 1000 pessoas ficaram feridas em consequência da queda, e entre 15 e 100 - a informação é desencontrada - foram hospitalizadas, mas não foi registrada nenhuma morte.



ONDE?

Na cidade industrial de Chelyabinsk, na região dos Montes Urais, a 1.500 quilômetros de Moscou.

Vídeo amador transmitido pela televisão russa mostra
um objeto atravessando o céu na madrugada desta
sexta-feira (15). (Exame)

QUANDO?

O incidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (15), às 01h20 (horário de Brasília).

COMO?

Aparentemente, o meteoro explodiu no céu e lançou os fragmentos em direção à Terra, que caíram como bolas de fogo, quebrando janelas e danificando prédios.

QUE MAIS?

O rastro do meteoro visto da janela de um prédio residencial na
cidade de Chelyabinsk (Oleg Kargopolov/AFP/Getty Images)
- A agência espacial norte-americana, Nasa, informou que o asteroide conhecido como 2012 DA14, com cerca de 45 metros de diâmetro, passaria nesta sexta-feira mais perto da Terra desde que passou a ser monitorado, há 15 anos. Entretanto, ainda não há certeza se foi este o protagonista do evento na Rússia.

- Segundos moradores da cidade, o céu se iluminou com uma luz muito brilhante, seguida pelo som de vidros se quebrando e alarmes de carro disparando. Acredita-se que a energia liberada pela onda de choque da explosão do meteoro é que tenha causado isso.

- O rastro do meteoro no céu podia ser visto da cidade de Nizhny Tagil, a mais de 350 quilômetros do local.

- De acordo com "serviços especiais" (Rádio Voz da Rússia) locais, dois novos fragmentos de meteoro podem cair na região nas próximas horas. As pessoas foram incentivadas a se abrigarem em casa.

- UPDATE: A Prefeitura de Chelyabinsk está atualizando seu site com novas fotos e vídeos do ocorrido. Tá em russo, mas as imagens falam por si.

SUBTRETA!

Vladimir Zhirinovsky em discurso como líder
do Partido Liberal Democrata Russo, em 2011
(RIA  Novosti/Ilyia Pitalev)
- Vladimir Zhirinovsky, um líder ultra-nacionalista russo, afirmou à Agência RIA Novosti que "Não foi um meteoro caindo, e sim um teste de novas armas feito pelos americanos". Guerra Fria mandou um abraço!






Com informações de:

The Associated Press
G1
The New York Times
Reuters Brasil
Exame
The Washington Post
Le Monde
Radio Voz da Rússia

*Hoje a gente inaugura uma nova coluna no blog, pra se juntar à já ~~consagrada "11 notícias "mas não me diga" da semana". Como nós somos ~~jornalistas, nada melhor que lançar uma coluna sobre: TRETAS. Sabe aquele escândalo básico que acontece e todo mundo fica se perguntando O QUÊ? QUANDO? COMO? POR QUÊ? Então, nossa proposta é lançar uma luz nas cabeças internéticas desesperadas por fofoca e tragédia, fazendo um resuminho do que tá acontecendo. Como treta acontece toda hora, mas nem toda treta é uma TRETA, a coluna vai seguir a frequência que Deus determinar!