The Associated Press |
O QUÊ?
Fragmentos de um meteorito de cerca de 11 toneladas atingiram a região central da Rússia. O incidente é considerado raro, mas em 1908 acredita-se que um meteorito tenha devastado uma região de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria, também na Rússia.
Um homem, identificando-se como Viktor, é fotografado após receber tratamento por ferimentos causados pela onda de choque. (Reuters/Andrey Kuzmin) |
QUEM?
Cerca deONDE?
Na cidade industrial de Chelyabinsk, na região dos Montes Urais, a 1.500 quilômetros de Moscou.Vídeo amador transmitido pela televisão russa mostra um objeto atravessando o céu na madrugada desta sexta-feira (15). (Exame) |
QUANDO?
O incidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (15), às 01h20 (horário de Brasília).COMO?
Aparentemente, o meteoro explodiu no céu e lançou os fragmentos em direção à Terra, que caíram como bolas de fogo, quebrando janelas e danificando prédios.QUE MAIS?
O rastro do meteoro visto da janela de um prédio residencial na cidade de Chelyabinsk (Oleg Kargopolov/AFP/Getty Images) |
- Segundos moradores da cidade, o céu se iluminou com uma luz muito brilhante, seguida pelo som de vidros se quebrando e alarmes de carro disparando. Acredita-se que a energia liberada pela onda de choque da explosão do meteoro é que tenha causado isso.
- O rastro do meteoro no céu podia ser visto da cidade de Nizhny Tagil, a mais de 350 quilômetros do local.
- De acordo com "serviços especiais" (Rádio Voz da Rússia) locais, dois novos fragmentos de meteoro podem cair na região nas próximas horas. As pessoas foram incentivadas a se abrigarem em casa.
- UPDATE: A Prefeitura de Chelyabinsk está atualizando seu site com novas fotos e vídeos do ocorrido. Tá em russo, mas as imagens falam por si.
SUBTRETA!
Vladimir Zhirinovsky em discurso como líder do Partido Liberal Democrata Russo, em 2011 (RIA Novosti/Ilyia Pitalev) |
Com informações de:
The Associated PressG1
The New York Times
Reuters Brasil
Exame
The Washington Post
Le Monde
Radio Voz da Rússia
*Hoje a gente inaugura uma nova coluna no blog, pra se juntar à já ~~consagrada "11 notícias "mas não me diga" da semana". Como nós somos ~~jornalistas, nada melhor que lançar uma coluna sobre: TRETAS. Sabe aquele escândalo básico que acontece e todo mundo fica se perguntando O QUÊ? QUANDO? COMO? POR QUÊ? Então, nossa proposta é lançar uma luz nas cabeças internéticas desesperadas por fofoca e tragédia, fazendo um resuminho do que tá acontecendo. Como treta acontece toda hora, mas nem toda treta é uma TRETA, a coluna vai seguir a frequência que Deus determinar!