sábado, 16 de fevereiro de 2013

Você sabe o que são Cinemagraphs?

As imagens GIF são as queridinhas da internet - eu, você, sua mãe e até seu cachorro sabem disso. Elas têm o incrível poder de capturar um instante certeiro de um vídeo - na maioria das vezes uma cena bem WTF que a gente não cansa de assistir.

degringolou.com
taringa.net
megustaowls.tumblr.com

Ninguém nega que os GIFs fazem parte daquele conteúdo, digamos, faforeiro da web, feito pra rir e passar o tempo. Mas já pensou na incrível capacidade que uma imagem em movimento pode ter para fotos profissionais? Foi pensando nisso que nasceram os Cinemagraphs.


O primo rico dos GIFs

fromme-toyou.tumblr.com
Lembra das maravilhosas fotos mágicas que se mexiam da série Harry Potter? Os cinemagraphs são basicamente isso: deixando de lado o aspecto cômico do GIF original, eles capturam um sutil movimento em uma imagem artística - a brisa na copa de uma árvore, um piscar de olhos discreto ou as ondas do mar numa praia. O melhor de tudo é que a proposta é tentar camuflar a repetição do movimento, o looping dos GIFs, para que tenhamos a impressão de que o movimento é contínuo e fluido, e não repetido.



Revolução das fotos artísticas

cinemagraphs.com
cinemagraphs.com

cinemagraphs.com
O termo "cinemagraph" foi criado pela fotógrafa estadunidense Jamie Beck e pelo webdesigner Kevin Brug (veja o site deles aqui), que utilizaram a técnica de animação dos GIFs para fotos da Semana de Moda de Nova York, em 2011. Das passarelas, Beck passou a explorar a cidade. 

"Um dia eu estava fotografando um prédio para criar um cinemagraph, mas nada se movia", disse ela, em uma entrevista para o The Washington Post. "Mas então a luz mudou, um pássaro voou, e eu percebi que tudo está vivo; eu só tinha de começar a treinar meus olhos". A partir da ideia original, a essência dos cinemagraphs se espalhou pela web.

Já pensou na revolução visual que essas imagens poderiam trazer para as fotos nos jornais e revistas digitais?


cinemagraphs.com
 O delicioso cheiro de cachorro quente que se espalha pela rua...
cinemagraphs.com

...ou a chama tremeluzente das velas do bolo de aniversário.


cinemagraphs.com
 Se piscar os olhos, perderá a passagem do táxi...
cinemagraphs.com
...e se fechá-los, sentirá a brisa através da janela.

fromme-toyou.tumblr.com
A gotícula, quase imperceptível...
fromme-toyou.tumblr.com
...ou os vagões do trem, em movimento contínuo.


superwhite.cc
O etéreo da fumaça do cigarro...
fromme-toyou.tumblr.com
...ou do farfalhar das folhas leves.


Dá pra fazer em casa?

Sim! A gente achou um tutorial (em inglês) com o passo a passo no Photoshop, além de um post com alguns macetes para você também se aventurar. Dá pra criar imagens em movimento com fotos suas e de seus amigos, guardando pra eternidade aquele instante maravilhoso que vocês querem se lembrar.

Dá pra fazer no celular?

hongkiat.com
Sim!!!! Achamos uma listinha (em inglês) com os melhores apps para iPhone e Android que permitem criar a técnica. Claro que o resultado não fica tão perfeito quanto no Photoshop, mas dá pra criar cinemagraphs belíssimos, como o da foto acima.


UPDATE!
O Cinemagram, um dos melhores apps para criar cinemagraphs, agora está disponível também para Android! Baixe aqui para o seu iOS e aqui para o seu Android :)

Com informações de:

The Washington Post
VEJA
Wikipedia