terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

3Doodler: a caneta que desenha objetos 3D

Já imaginou poder transformar seus rabiscos em objetos de verdade? Isso agora é possível! Uma caneta chamada 3Doodler, semelhante a uma pistola de cola quente, faz com que o plástico ABS aquecido rapidamente se solidifique em uma estrutura estável no ar ou em alguma superfície. Ou seja, a caneta não forma apenas um desenho, ela constrói um objeto!

Que tal desenhar uma...Torre Eiffel?

Kikstarter.com/Reprodução

Como funciona

A 3Doodler é fabricada por uma empresa chamada Wobbleworks e funciona em praticamente qualquer superfície, incluindo plástico. Ela permite, por exemplo, que você personalize outros objetos, como celular, tablet, notebook, além de "desenhar" pingentes e esculturas.

A caneta ainda não está disponível comercialmente no mercado, mas a empresa já conseguiu com os apoiadores o valor total (30 mil dólares) para o financiamento do produto.

A novidade é que você não precisa de nenhum software de modelagem 3D: se você sabe como usar uma caneta, então você sabe como usar a 3Doodler. Veja como ela funciona:


Como ela é?

A caneta mede 18x24cm e pesa menos de 200g. O produto usa uma fonte de alimentação universal, funcionando em 110 ou 220V, e a "tinta" na verdade são rolos de plástico ABS, altamente durável e rentável. Os criadores alertam que a 3Doodler não é um brinquedo para crianças pequenas, uma vez que o a ponta do produto, que libera o plástico ainda mole, pode atingir altas temperaturas.

Kikstarter.com

Impressora 3D de bolso

Você já deve ter ouvido falar das impressoras 3D (veja infos aqui e aqui), uma novidade super futurista que está cada vez mais próxima da realidade do consumidor. O mais legal da 3Doodler é que ela poderia funcionar como uma impressora 3D de bolso (literalmente) dos nossos desenhos. Quer desenhar uma casinha e um cachorrinho? Que tal criar uma escultura com seu desenho?

Bud Bullivan, um dos escultores parceiros do projeto (Etsy.com/Reprodução)


Pelo que percebemos com os vídeos, a caneta é um projeto que ainda precisa de melhorias, como os arremates finais e um sistema que permitisse fazer cortes mais precisos. Com o investimento que os criadores conseguiram (mais de 125 mil dólares em um site de crowdfunding), espera-se que o projeto se desenvolva ainda mais.

Queremos pra já!

Com informações de:

The Inquirer
Personalize
Pocket-lint