segunda-feira, 24 de junho de 2013

7 sinais de que o "gigante" talvez devesse voltar a dormir

#protestosbr

facebook.com/AldeiaGaulesa
Se você está lendo este post, provavelmente não está em coma e tem visto que o POLVO tomou as ruas de dezenas de cidades do Brasil na maior onda de protestos da nossa democracia. O objetivo inicial era lutar contra o aumento das passagens do transporte público mas, aos poucos, o discurso englobou todas as mazelas da nossa sociedade. Multidões gritavam e escreviam nas mídias sociais que #ogiganteacordou. E de fato, ter 1,2 milhão de pessoas nas ruas em um único dia é algo para se pensar sobre.

Leia: 8 opiniões sobre os rumos dos protestos em todo o país


Mas sabemos que nós, jovens, não temos lá esse engajamento político que tanto parece querer se mostrar nas ruas. A maioria dos jovens detesta falar sobre política e repudia todos os políticos, sem exceção. Militar em movimentos sociais? Poucos, muitos poucos.

E qual é o resultado desse levante numa era onde o humor para a internet gera muito mais compartilhamentos do que um bom texto analítico sobre o crise da esquerda contemporânea?

Sim. Muita vergonha alheia e gente se achando o máximo quando, na verdade, tá bem por fora e nem sabe que pode se tornar peão num joguinho político bem sujo para 2014. Politicagem à parte, decidimos reunir alguns sinais de que esse tal "Gigante" que acordou deveria voltar a dormir. Ok, só uma parte dele, porque enquanto muita gente tá fazendo tudo errado, muitas outras estão organizando propostas concretas para mudar o país. Vem sentir vergonha alheia aqui:

#1 Volta a dormir, Brasil

Confira: Tumblr
O melhor do pior que mostra que ir às ruas sem consciência política mínima é pedir para passar vergonha. E o pior: nem se tocam que estão sendo babacas. Esse talvez seja o grande reflexo da falta de educação política nas escolas, sejam públicas ou particulares. E, creio eu, também essa necessidade absurda de ser "engraçado", "cool", aparecer no Instagram como a "garota irônica", ou coisas do tipo.
Combatendo a homofobia sendo ainda mais homofóbica

#2 Conservadores em SP querem recriar a "Marcha da Família com Deus pela Liberdade"

Um pouquinho de História:

A Marcha original aconteceu em 64, em São Paulo, quando a classe média conservadora foi protestar contra as reformas de base do Presidente Jango, que tinha como carro-chefe a reforma agrária para o Brasil. Bradavam, apoiados por políticos, pela democracia e liberdade, e pediam ajuda das Forças Armada contra a "revolução comunista" que Jango estaria implementando no país. O Editorial da Folha de S. Paulo mostra que tudo parecia ser muito lindo e democrático, mas dez dias depois os verdes dariam o Golpe e o país mergulharia em 21 anos de Ditadura Militar.

E hoje?

Quem está em SP ou Rio provavelmente percebeu que um nacionalismo desenfreado tem sido evidente nas manifestações. E o "apartidarismo" pregado inicialmente tornou-se um "anti-partidarismo", quando manifestantes de partidos de esquerda são agredidos e impedidos de permanecer nas ruas. As palavras de ordem no protesto fatídico de quinta-feira (20), no Rio, foram "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", "sem partido" e refrões do Hino Nacional. O perigo de um levante ultranacionalista, que está mais latente em SP, é que tenhamos uma nova "Marcha da família" pregando "democracia, liberdade e direitos". E foi exatamente isso que aconteceu.
SOS
O evento criado no Facebook possui as mesmas palavras de ordem do que foi realizado há quase 50 anos. Páginas são criadas a todo instante defendendo o "moralismo" político, contra os partidos de esquerda e exaltando um integralismo à la Estado Novo. E é mais uma reflexo de que não olhar para o passado pode fazer com que cometamos os mesmos erros novamente.

#3 Faixa Babaca

Confira: Tumblr
Outro apanhado de momentos WTF dos protestos em todo o Brasil.
Cara, volta pra casa e fica lá.

#4 Spotted dos revolucionários

Confira Facebook
Porque mudar o país é muito bom, mas ficar de olho nos barbudinhos revolucionários é muito mais importante.

#5 Pessoas que não entenderam nada sobre nada

Dani Schwery é uma tucana paulistana que foi candidata à vereadora nas eleições de 2012. Tudo bem, democracia também é aceitar que algumas pessoas achem o PSDB decente, beleza. Mas a campanha da doida era pautada em mostrar que os "vermelhos", os "petralhas" (hahahahaha) eram malucos que tomavam chá de fita. E neste vídeo a jovem conservadora de direita acha suuuuper lindo que os manifestantes de partidos de esquerda tenham sido expulsos das manifestações. Porque as manifestações são para "brasileiros", e óbvio que os esquerdistas nasceram em Urano.

#6 O povo no poder

Confira: Tumblr
Outro exemplo de que muitas pessoas estão indo às ruas sem qualquer informação concreta e o mínimo de noção política. Tem gente segurando cartaz para o impedimento da Dilma (mas ninguém consegue enumerar os crimes que ela cometeu para justificar isso), ou quebrando a Assembleia Legislativa do Rio (quando o aumento das passagens foi votado na Câmara dos Vereadores). E esse mito que virou a PEC-37? Quem sabe explicar essa Proposta de Emenda à Constituição além do "PEC da impunidade"? Este tumblr reúne alguns depoimentos interessantes, mas a maioria mostra que o povo está nas ruas e nem sabe direito o porquê. Tem gente vindo protestar contra a "cafonice arquitetônica" em SP. Oi?

#7 Latino lança música para se tornar Hino das manifestações

Confira: VEJA
Isso sim, meus caros, é oportunismo. Dono de hits tão de delusionais quanto "Festa no Apê" e aquele plágio horroroso com a música batida do Psy, Latino quer arrancar uma graninha em cima desse momento. Relançando a música "O gigante", de 2011, o eterno oh-baby-me-leva traz pra gente versos tão poéticos quanto "Amarra, amarra, amarra que é tudo nosso" (?). Talvez este seja um dos raros momentos em que a VEJA nos delicia com sua acidez absurda ao falar da cultura nacional.

A lição que tiramos de tudo isso é:

Meu povo e minha pova, VAMOS PRA RUA SIM, mas antes vamos fazer a liçãozinha de casa e entender que política se faz nas ruas, mas também se faz enfiando a cara num bom livro!