terça-feira, 2 de julho de 2013

Menos a Nicoly, que está no Canadá #1

Esse é o primeiro post internacional do blog, hihihihi. Durante 1 mês, Nicoly estará no Canadá fazendo um intercâmbio de férias, e como o amor ao MNMD é maior que a vontade de comer fast food o dia todo, ela vai escrever uma espécie de diário de viagem, contando tudo de bom (ou ruim) que acontecer lá em cima do mapa múndi. E como os memes sempre voltam pra assombrar sua internete, a gente reviveu a Luíza, a que tarra no Canadá (e porque não pensamos em nenhum título mais criativo).
Esperamos que a Nicoly não fique presa numa nevasca.

Menos eu, que fui pro Canadá

Como todos sabem (ou não) estou fazendo um intercâmbio de férias no Canadá. E é TUDO novo pra mim.
Primeira viagem de avião, primeira viagem internacional, primeira viagem sozinha de um mês fora, primeiro aniversário fora, primeira vez falando outra língua por tanto tempo.

Viajei tanto que achei que tinha chegado na China

Saí do Brasil 15h do dia 27 de junho e cheguei aqui 21h30 do dia 28. Mais de um dia viajando. 14h no ar e 16h30 em terra, nas conexões, esperando no aeroporto de Guarulhos e de Bogotá. Bagagens, pessoas falando línguas diferentes, dormindo nas cadeiras pela espera, disputando tomada para carregar o celular, tablet, notebook. E lojas que vendem de tudo que dá vontade de gastar todo o dinheiro antes de chegar no outro país.

O chuveiro vira pro outro lado!...e mais 9 primeiras impressões:




#1 A língua não é tão difícil, mas também não tão fácil

Se você sabe o básico em inglês, com certeza consegue se comunicar. Mas, quando é sua língua, você fala rápido, certo? Então é todo o esforço de entender pessoas falando rápido em uma língua que você não está acostumado a ouvir. É comum algumas vezes eu falar "What?" Ou "Could you repeat?", ou utilizar os clássicos sinais para explicar algo quando dá um branco. E a maioria dos intercambistas tem inglês fluente, vários países têm inglês como segunda língua e há um aprendizado avançado nas escolas. Já que no Brasil não é assim, eu me viro nos 30 com o meu curso intermediário de inglês. Pois é inglês todo tempo, em todo lugar, você não pode escapar, você é a exceção no meio de toda uma população que fala inglês.
dia dificio pras inimiga

#2 Virei "nicól"

Assim que cheguei no aeroporto, Nicoly já foi pronunciado como"nicolai". Depois, alguns me chamaram de "nícoly, "nicól", mas dificilmente "nicóly", que é a pronúncia certa. Os nomes das pessoas aqui não são tão difíceis e diferentes e a maioria me chama de nicól mesmo, tipo Nicole Kidman, então ok que eu me sinto diva.

#3 O jeito de abrir o chuveiro é bem diferente

Tanto no hotel que fiquei no primeiro dia, quanto na casa que estou, são diferentes da clássica torneira utilizada no Brasil. Dica: sempre pergunte como funciona o chuveiro para não ficar meia hora tentando. A torneira da pia também é diferente. SEMPRE tem a opção de quente e frio. A descarga também é diferente. Enfim...curioso.

#4 Leve adaptador de tomada. Sério.

Desde o aeroporto em Bogotá, olhei para as tomadas e fiz careta, porque eu não tinha adaptador e adivinha? As tomadas são todas diferentes. Até agora não tive grandes problemas, porque a menina da Turquia que está na mesma casa que eu, a Ilayda, tem e empresta pra mim, senão eu não estaria escrevendo esse post agora. Em breve comprarei um, porque vai que numa dessas a gente briga e ela não me empresta mais?

#5 Maple tree

Não, eles não são poser. Realmente tem muitas dessas árvores aqui, com aquela folha característica que, inclusive, está na bandeira do Canadá. Para todos aqueles que me pediram uma folhinha de lembrança, podem comemorar, será fácil! Hoje (01/07) é Dia do Canadá (Canada Day), então há bandeiras por toda parte, maple tree estampada em todos os lugares, sinto que é uma população patriota (e que adora esse símbolo, o que é totalmente justificável).
<3

#6 Brasil realmente é um país especial

Ser brasileiro é meio que um passe livre pras pessoas deixarem de ser sérias. Quando as pessoas perguntam de onde sou e respondo Brasil sempre soltam as frangas, com uns WOW, Great, Wonderful, Nice, Really, Amazing... E eu noto que isso não acontece com os outros países (sério, todo mundo gosta da gente).

#7 Comer, comer e engordar

A comida é muito diferente mesmo! As pessoas não fazem almoço como no Brasil. Mas tem coisas muito boas pra comer, e não é só fast food (apesar de ter muito). Uma certeza: engordarei! No café da manhã tem muffins, cereais, torradas e geléias maravilhosas. E o sorvete que provei hoje no Canada Day estava divino. Mas algumas coisas são bem diferentes, e meio estranhas pro nosso paladar. Já vi uns sanduíches frios de carne e de picles doce.
É igual, mas é diferente

#8 As pessoas são altas demais ou eu sou baixa demais?

No Brasil 1,65m é normal pra mulheres. Aqui no Canadá, tanto mulheres como homens são muuuuito altos. É de assustar. Penso que a pessoa mais baixa que vi até agora foi eu mesma no espelho e crianças, porque todos são altos e loiros!

#9 O kinder ovo é barato <3

As comparações com o Brasil aparecem em tudo. Então tem coisas que são diferentes, costumes, casas (pois é, não tem muros, gradis e portões), tem carros muito legais, eu não conheço muito bem nomes de carros, mas já vi vários que se o meu namorado visse na rua ia ficar louco, assim como motos também. O Kinder Ovo aqui é muito mais barato ($0.79) que no Brasil. A fisionomia é bem diferente. Não há aquela grande mistura de etnias como no Brasil. Todos altos e loiros, menos eu que estou no Canadá.

#10 As coisas são muito iguais também

Ao mesmo tempo que encontro diferenças, as comparações continuam e eu encontro semelhanças e coisas que são iguais também. Os mercados são relativamente iguais (porém, com vários produtos diferentes), mas o sistema e o lugar são iguais. As músicas são as mesmas no rádio. Os jornais são parecidos, publicidades semelhantes. E por aí vai...
Os velhinhos também são doidinhos
Beijo pra mãe, pro pai, pra Nathaly, pro Everton e prozamigo em geral.
Queria que as pessoas que eu amo estivesse aqui comigo também.
Compensarei com presentes. Já estou com saudades.

Nicoly está toda serelepe no Canadá e prometeu tantos presentes que provavelmente vai voltar pro Brasil andando.

No próximo episódio post: "Que horas são aí?" e mais outras tantas perguntas que sempre fazem pra intercambistas.