quarta-feira, 19 de junho de 2013

Brasil, não perca o foco!

#PROTESTOSBRASIL

Muitas pessoas vêm questionando se os protestos são a melhor forma de pedir melhorias no país? Se são, não é fácil descobrir, mas é no momento a única forma de um povo todo implorar por um transporte público de qualidade, por um país sem corrupção, por um outro Brasil. Um Brasil onde as pessoas possam manifestar pacificamente sem ser atacadas por tropa de choque, onde jornalistas possam trabalhar sem correr risco de morte. Onde já se viu jornalista precisar usar colete de proteção? Só do país assumir que os jornalistas precisam reforçar a segurança nesses momentos já mostra a falha na segurança pública.

Finalmente a população utilizou as redes sociais por uma causa nobre, e na maioria dos casos, está dando certo. A divulgação dos acontecimentos em primeira mão já não é pelos telejornais e pelos rádios, é pela internet, via blogs e perfis no Facebook. Mas deve-se tomar muito cuidado, porque assim como o Gigante acordou, a internet também é Gigante, e nela também tem muita informação errada e interesses pessoais e políticos.

Na foto: Marcia Alves. Fotógrafa: Ana Caroline Galliani

Na verdade o maior cuidado que a população deve tomar nesse momento é com o foco dos protestos. Faça um exercício rápido, na rua, no ônibus, pergunte a algumas pessoas à sua volta se elas sabem por que estão acontecendo manifestos por todo país. Muita gente não sabe, não entende, por que tem pessoas protestando por protestar, ou pior, protestando por causas que ela nem tem noção do que se trata. Uma coisa é protestar em prol do Passe Livre do transporte coletivo e contra a corrupção e superfaturamento da Copa, outra bem diferente é sugerir impeachment sem pensar nas conseqüências, vamos com calma, vocês conhecem bem o vice?

Então, manifestantes e toda a população que apóia, não  percam o foco, não deixem que o movimento se torne acéfalo! Se existe um protesto, existe uma causa, e por que causa estamos lutando? Não desviem, nãotransformem os protestos em brigas entre partidos e grupos civis com ideologiasdiferentes, façam com que as páginas de história daqui a 10 anos contenhampáginas de um protesto que mudou o país, que lutou até onde pôde contra acorrupção de forma clara e não através de uma bagunça mal explicada semelhantea um manifesto.

Você, cidadão brasileiro, não pode perder o foco que o governo já perdeu. O dever do poder público é cuidar do povo, essa pelo menos é a expectativa. Penso que há um equívoco no sentido da palavra público também,porque na realidade vemos pessoas morrendo nas filas das unidades públicas de saúde, ainda falamos em analfabetismo e precariedade nas escolas públicas, sem falar nos salários dos professores. Para melhoria na educação, precisa-se de qualidade dos profissionais, dos professores, mas o incentivo que eles recebem é do tamanho do salário, ou seja, muito pequeno! E a segurança pública (olha aí a palavra pública novamente) está desestabilizada, há conflitos entre às frentes de segurança, e são em momentos como estes de protestos que nota-se a falta de treinamento dos profissionais que deveriam garantir a segurança e não amedrontar, ameaçar e até mesmo machucar inocentes. E depois de tudo isso vem ajustiça, ou falta de, onde casos são arquivados, julgamentos acontecem anos após o crime, e o que é consenso e o país já sabe: político não vai pra cadeia,ou pelo menos não fica.

“Sem violência” é uma das expressões que estão sendo utilizadas nos protestos afora. E o que muitas vezes vemos nos noticiários? Violência!Infelizmente, sempre existe um pequeno grupo que extrapola e começa a destruir.O que é uma grande bobagem, já que se você destruir o patrimônio público,certamente terá que pagar por ele posteriormente, assim como qualquer contribuinte. A violência sim deve ser punida, e neste caso os policiais devem sim fazer o seu trabalho e prender os culpados, repito, culpados, porque manifestantes pacíficos que gritam, berram em nome de seu país por causas dignas, só estão exercendo o seu direito. Foco Brasil! Continue Gigante,continue nas ruas, continue... o governo teme você!

Texto: Nicoly França
Confiram o vídeo que o Dan Krasnhak fez com o texto: Muda Brasil.