terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Treta do Instagram

Socoooorro, o Instagram quer vender minhas fotos, como assim? Keep calm e leia até o fim, onde o co-fundador do aplicativo esclarece tudinho.

Depois da atualização do Instagram com mudanças no layout e até um novo efeito. No dia 17 de dezembro, a rede lançou algumas mudanças na sua Política de Privacidade e Termos de Serviço, aquele que você nunca lê, mas parece que desta vez, os instagrammers leram e viram que a coisa é séria. O aviso aparece na parte de cima da tela quando você abre o aplicativo.

Socorro, 11% de bateria, tenho que carregar
O novo termo afirma que, a partir do dia 16 de janeiro, o Instagram terá permissão para comercializar as fotos dos usuários a terceiros, sem pagar nada e nem notificar o usuário pela comercialização. Confira o trecho: “Para nos ajudar a oferecer conteúdo interessante pago, patrocinado ou promoções, você concorda que empresas ou outras entidades podem nos pagar para exibir o seu nome, imagem, fotos (juntamente com todos os metadados associados), e/ou ações que você faz em relação ao conteúdo pago, patrocinado ou promoções, sem qualquer compensação para você”. 

A galera xingou muito no Twitter, inclusive celebridades.

Zuckerberg fará com que o Instagram unifique o banco de dados com o Facebook, e que a rede e as empresas usem suas fotos à vontade para publicidade e/ou outros fins lucrativos, e quem ganha o dinheiro é o tio Zuck. Mas atenção, o Facebook já faz isso há um tempo e não teve tanto alarde. O que os usuários podem fazer é aceitar tudo isso e continuar feliz e contente postando suas fotos com efeito vintage ou excluir a conta. Se a segunda opção for sua ideia, o site instaport.me permite baixar todas as fotos do seu Instagram.

FALA, INSTAGRAM
Kevin Systrom, co-fundador, Instagram, fez um esclarecimento sobre o caso. O Instagram não vai vender as fotos dos usuários, e Systrom deixa claro que, desde o início, o Instagram foi criado para ser um $$$negócio$$$. Sobre a permissão que o usuário concede a respeito de suas imagens, segue um exemplo: uma empresa decide anunciar através do Instagram, e para a promoção, é importante mostrar o número de seguidores e, eventualmente, aparecerá algumas fotos dos perfis dos usuários, aí está a aparição da sua imagem que você permitiu que, posteriormente, renderá lucro para o Instagram. Entendeu ou ficou ainda mais confuso?

Leia o esclarecimento, na íntegra no Blog.Instagram ou na parte Novidades do seu Instagram.

Por: Nicoly