sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Que delícia de velhice: 5 prazeres em ser gagá

Poderia ser crack
Ainda no embalo eterno dos posts sobre fases da vida (ela é tão longa que dá até preguiça - mais aqui e aqui e aqui e aqui), o MNMD apresenta 5 prazeres em ser gagá.

#5 Usar dentadura

HAHAHAHAHAHA
Nada como chegar em casa depois de um dia exaustivo e tirar o sapato, tirar a roupa da rua, tirar os dentes e curtir o vento fresco na sua gengiva. 

Sinceramente, a perspectiva de tirar literalmente os dentes e viver o resto de vida que lhe resta parece ser tentadora. Realidade certeira dos velhinhos de até alguns anos atrás, a dentadura tem sido menosprezada e trocada por aqueles implantes horríveis e dolorosos que tiram todo o charme que uma dentadura mergulhada num copo com água em cima do criado mudo traz ao nosso imaginário coletivo.

Quem já usou aparelho sabe a sensação de liberdade que tirar toda aquela parafernálha da boca traz ao seu espírito. Então, imagina se você tirasse toda a causa do problema?

#4 Voltar a ser criança

~~~YO SOY REBELDE
Sim, eu sei que é até triste o desgaste de um velho a ponto de voltar a se comportar como uma criança. Fazer birra na hora de comer, fazer biquinho quando a enfermeira não leva pra sair, querer ouvir radionovelas quando elas deixaram de existir há 50 anos: tudo isso pode revelar uma solidão profunda. Mas, depois de muitos anos de auto-suficiência e individualismo, depender de alguém é um alívio que muitos velhos têm. Claro que isso custa dinheiro, então se envelhecer pobre é uma realidade para você, trate de não bancar o moleque.


#3 Dormir. Sem culpa

Soneca da tarde (CTI é opcional)
"Qualquer tempo acordado é um tempo perdido quando você poderia estar dormindo": este é o mantra. Na velhice, você pode passar o dia inteiro sem fazer absolutamente nada e isso será considerado "normal para sua idade". É claro que, depois de sei-lá-quantas décadas de muita ralação, caras e bocas, pagamentos atrasados, ponta-pé e humilhação (por que pensar no lado bom da vida, não é?), ser velho significa, de fato, descansar. Sinceramente, não entendo muito bem velhos ativos, desses que correm maratonas e nadam do Brasil até a Indonésia enfrentando furacões e águas-vivas. Deve ser mais divertido (?) treinar para o sono eterno.


#2 Bancar o louco

Dercy: musa
Ser velho significa ter o direito universal e natural de fazer absolutamente tudo o que lhe der na telha (ainda não incluíram no Estatuto do Idoso, mas fica a sugestão). Não, não estou falando de licença para matar nem bancar o velho saliente. Estou falando de andar pelado pela vizinhança, contar piadas sem graça à caixa do supermercado, inventar dancinhas e virar hit na internet ou apenas se especializar em passar a maior parte do dia ingerindo álcool e fumando.


#1 Ser um velho fofinho

A velhice significa muito mais do que murchar aos poucos e esperar a morte na forma de alguma doença cardiovascular. Ser velho também significa poder enxergar muito mais além pelo simples fato de ter vivido o suficiente para isso. 
Adorável ou muito adorável?

Claro que o estereótipo de sábio não é realidade para a maioria dos velhos, assim como de dona de casa submissa não é mais fato para as mulheres. Mas nós não podemos deletar anos e anos de muita provação (viver é provavelmente o big brother dos brother). 

E tem coisa mais cute do que um velhinho todo cheio de histórias ou uma velhinha estilo Dona Benta? Então ser um velho fofinho está incluído na lista.


Own