quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vitrole-se #9 Entrevista com a Banda Seu Bené


Você conhece o Seu Bené? Não? Sabia que em 2009 o personagem influenciou o nome de uma banda paulista? Tudo começou quando os seis integrantes, “Bule” (vocal e trombone) “Gus” (vocal e guitarra) “Nenê” (baixo) Bruno (bateria) Theo (percussão), e “Tito” (guitarra) foram para a Califórnia e viveram  no estilo, “nada além de muita diversão entre amigos”. 



O resultado? Sucesso nos bares do West Coast americano! Com influências musicais que variam do punk rock ao reggae,  do hip hop ao ska, a Banda Seu Bené que já se apresentou em diferentes lugares do Brasil, agora planeja a primeira turnê pela Europa, em julho.  Ficou interessado? Dá uma olhada na entrevista!

1) Por que “Seu Bené”? 

Seu Bené é um personagem que criamos, tentando dar um nome para essa sensação de estar sendo “tomados por um espírito maior” quando estamos juntos no palco. Seu Bené é nosso líder, nosso guia espiritual, nosso exemplo de vida. Nossa música é a trilha sonora da vida do Seu Bené.

2) De que forma começou a trajetória musical do Seu Bené? Como a viagem para a Califórnia, no início, refletiu/reflete no trabalho de vocês?

Somos amigos de infância e sempre tivemos bandas e compartilhávamos CDs novos e ouvíamos músicas juntos. Crescemos influenciando uns aos outros com novos sons e nos juntando sempre para tocar e se divertir entre amigos.

Quando fomos para a Califórnia, a banda não era nada além de muita diversão entre amigos. Lá começamos a tocar fixo na noite e foi um sucesso na região. Os shows ficavam lotados e a banda começou a tomar forma e criar suas próprias composições.

O nosso estilo de vida lá, onde todos moravam juntos, era de uma vida sem preocupações e sem nenhuma amarra social. O que nos permitiu ser livres como nunca, e com certeza Seu Bené foi uma consequência dessa vivência lá.

Quando chegamos de volta ao Brasil largamos tudo, fomos pra noite tocar sem parar e para o estúdio fazer novas músicas, até que fomos convidados para gravar esse CD. Agora estamos aqui, rodando o Brasil sem parar e vivendo das nossas próprias músicas. Living the dream! 

3) De onde surgem as inspirações para as composições? Que referências a banda busca para a construção do estilo musical?

Alguém chega ao estúdio com alguma ideia e a gente se junta em torno daquilo até transformar ela em uma música. Às vezes as músicas já chegam prontas. Às vezes demoram para acontecer e às vezes não acontece nada.  As nossas referências musicais são as que nos acompanharam por toda a vida, do punk rock ao reggae,  do hip hop ao ska. E agora elas se manifestam na hora da composição. 
Não buscamos parecer com nada nem ninguém.  A música chega à tona como tem que ser,  quem manda é a música, nós somos apenas uma válvula de escape que põe ela pra fora. Aí, depois que a música está pronta, vemos se ela encaixa no CD ou não, e partimos pra próxima.

4) Como é o apoio da família? Apoiam desde o começo da carreira ou queriam que vocês seguissem caminhos diferentes?

Eles com certeza queriam que seguíssemos caminhos diferentes. Vida de músico independente é um belo perrengue e nenhum pai gosta de ver o filho passar por isso, eles prefeririam caminhos mais “normais” e “seguros” para nós trilharmos. Mas eles enxergam a dedicação sem precedentes e o amor que colocamos nessa banda, aí fica difícil não apoiar. Eles não gostam, reclamam, ficam preocupados, às vezes brigam, mas no fundo apoiam e até vão nos shows de vez em quando.

5) Hoje, a banda possui na página oficial 22.000 mil likes, como foi construída essa relação com o público? 

Com muitos shows por aí! E grande parte, acredito que é pelo boca a boca. No nosso show não é incomum chegar uns caras para comprar CD e levar cinco, dez CDs de uma vez, falando que vai presentear os amigos! Aí a música vai se espalhando...

6)    O que vocês esperam da turnê na Europa? Estão muito ansiosos? Muitas expectativas? 

Muito! Apesar da banda ter se formado na Califórnia, é a primeira vez que levamos  nossas musicas para fora do país. Vai ser interessante ver como outras culturas reagem ao nosso show, o que é meio maluco... Fora que viajar pra Europa entre amigos, irmãos fazendo o que mais gosta é um sonho virando realidade, uma bela oportunidade para se ter experiências que nunca mais vamos esquecer. 

7)    Como e onde veem a banda daqui a 10 anos?

Acredito que o Seu Bené ainda vai mudar bastante a personalidade de CD pra CD. As nossas novas músicas (que estarão no próximo disco) já tem uma cara diferente dessas do primeiro. É uma evolução natural, uma mudança contínua tentando sempre surpreender aos outros e a si mesmo. Esperamos que daqui a 10 anos o Seu Bené tenha construído uma carreira sólida, com muitos discos, e todos com grande qualidade musical. Que nossos shows estejam ainda mais explosivos e contagiantes, que o Seu Bené consiga influenciar novas gerações com sua música, assim como nós fomos influenciados pelo que ouvimos e amamos. Que o amor que a gente tem pelo que faz seja ainda maior!

Abaixo o vídeoclipe de 'Spidifunk'. A faixa faz parte do primeiro CD da banda Seu Bené, 'Original Crunchy Style', lançado em 2012 e produzido por David Corcos.



Além disso, a Banda Seu Bené concorre para tocar em um dos maiores festivais de rock do Brasil: João Rock 2013. Para quem quiser acompanhar mais: Seu Bené e Mas não me diga estão no Facebook.

Voce também pode gostar de:
Vitrole-se #7 Entrevista com a Banda Lou Dog