sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tutorial: como bloquear conteúdo do BBB nas redes sociais

Muitos (milhões) se viciam, votam, assistem, comentam, copiam. Outros, no entanto, se reservam o direito de não se envolver na coisa toda por motivos de: não aguentam mais gente indo pra confessionário votar no Fulano por falta de "afinidade".

É, leitores, estamos próximos de mais uma edição do reality show mais controverso da tv brasileira: o Big Brother Brasil.

Pois foi pensando nesse segundo grupo, que quer ficar longe de ser atomentado informado diariamente sobre o que acontece no estúdio do PROJAC mais vigiado do Brasil, que o MNMD apresenta:

TUTORIAL: COMO BLOQUEAR CONTEÚDO DO BBB NAS REDES SOCIAIS



Clique em "Continue lendo..." para saber!

O objetivo do tutorial é bloquear todos os conteúdos que sejam relacionados ao BBB: paredão, prova do anjo, prova do líder, tudo isso que o povo gosta de comentar na timeline. Veja o passo a passo:

Google Chrome
Para bloquear no Facebook e Twitter: use a extensão No BBB (extensões são complementos do Chrome, que adicionam funcionalidades para facilitar o uso ou personalizar a navegação; para gerenciar suas extensões, vá em chrome://chrome/extensions/). Depois de instalar, no canto superior direito, ao lado da barra de endereços do Chrome, aparecerá o ícone de uma câmera ~~proibida:


No primeiro campo da aba "Palavras", você pode definir os termos que deseja filtrar, como os exemplos que colocamos na imagem. Deixe marcadas as opções "Meu pack" (as palavras que você adicionou) e o "NoBBB pack" (dois termos que vem por padrão na extensão).

Feito isso, basta atualizar as páginas dos sites do Facebook e Twitter. Toda vez que alguém publicar um tweet ou post contendo os termos sinalizados, aparecerá a seguinte mensagem no lugar:



Fácil, né?
E o desenvolvedor da extensão ainda teve a sacada de permitir que você dê uma espiada na publicação, caso fique curioso pra saber quem foi o brother que foi nadar pelado na piscina depois de beber duas garrafas de vodka e pedir um coqueiro em casamento.

Mozilla Firefox
Existem algumas opções de complementos para bloqueio de conteúdo para o Firefox, mas não tão fáceis e rápidos como os do Chrome. A maioria tem foco em bloqueio de sites impróprios para crianças, como o WebFilter Pro e o Procon Latte Content Filter, mas são mais complicados de configurar e mais radicais, uma vez que bloqueiam a página inteira caso algum dos termos proibidos seja encontrado.

~~~~~~UPDATE em 11/01/2013
O leitor Filipe comentou que já existe a versão para o Firefox do complemento No BBB. Se você usa esse navegador, basta clicar em "+Adicionar ao Firefox", fazer o download e clicar em "Instalar agora" ("Install Now" quando aparecer uma janela com essa confirmação. Caso o navegador peça para ser reiniciado, faça isso. Pronto! Já está tudo configurado previamente. Para gerenciar suas extensões, utilize o atalho Ctrl+Shift+A.



Já podem mandar as cartinhas de agradecimento para nosso ~QG, ok?

Lembrando que o objetivo do post não é mostrar ódio pelo BBB (muito pelo contrário), mas sim uma alternativa fácil pra quem não quer mais se envolver nisso. Afinal, lá se vão longas 12 edições e receita de R$400 milhões por edição para a emissora do plim-plim...

Com informações de Tecnoblog e Programador Luis Coimbra

PS.: agradecimento especial pra linda da Caroles que arriscou sua reputação na timeline ao compartilhar uma notícia sobre o BBB para que eu pudesse fazer o teste da extensão no Facebook.