segunda-feira, 17 de março de 2014

9 motivos pelos quais o Windows XP deixará saudades


Vocês lembram que a Microsoft anunciou que no dia 08 de abril o Windows XP deixará de receber suporte pela empresa? Depois de quase 13 anos após o seu lançamento, o XP que, para muitos, foi o queridinho entre os sistemas operacionais, chegará ao fim. No site da Microsoft é possível obter informações sobre como migrar para o Windows 8 e também sobre o fim do suporte.

Mas como não amar um sistema operacional como o Windows XP? Depois do Windows ME e Windows 2000, o XP veio com tudo e permaneceu por muito tempo na tela dos monitores, e na verdade ainda permanece, até mesmo em empresas. Portanto, fiz uma lista com 9 motivos pelos quais o Windows XP deixará saudades:

#1 Papel de parede mais famoso do mundo

Colinas extremamente verdes, céu azul com nuvens extremamente brancas, que parecem algodão, é a imagem que vem em mente quando se fala em Windows XP. Além disso, a imagem não era apenas uma montagem, mas sim uma fotografia real, tirada por Charles O’Rear, na Califórnia.


#2 Clássico Menu Iniciar

No XP, era possível manter o Menu Iniciar clássico, que começou com o Windows 95. Para alguns, é melhor ter um menu simples, com apenas algumas opções, ou também podiam manter o menu original do sistema. Hoje, por exemplo, no Windows 8, o menu iniciar nem aparece.


#3 Pinball Space Cadet

Da série: melhores jogos, muitas pessoas jogavam esse jogo incrível, fácil e viciante, com seus efeitos sonoros inconfundíveis. Em uma época, já foi uma das coisas mais divertidas para se fazer em frente ao computador.

#4 Simplicidade

Menos é mais, o Windows XP é simples, prático, com visual e design limpo, leve. Muitos dos que nasceram nas últimas décadas aprenderam a mexer no computador com o XP.

#5 Ferramenta de pesquisa

Com o Windows XP, a pesquisa ficou mais simples, o usuário podia buscar em vários locais exatamente o que queria. Ainda existe a ferramenta de pesquisa, mas não tão facilitada para filtrar a busca. E além disso, a pesquisa era acompanhada de um simpático personagem animado.

#6 Os erros eram divertidos

Até nos bugs, o XP trazia algo de divertido. Um dos seus erros clássicos, onde aparecia a tela replicada várias vezes, serviu até de inspiração para a instalação do artista Paul Destieu. O trabalho pode ser visto no site do artista.

#7 Painel de controle organizado

O Painel de Controle do Windows XP era bem simples, as pastas eram organizadas e com títulos específicos de acordo com cada categoria.

#8 Meus documentos

A pasta “Meus documentos” deixaram de existir nas versões posteriores ao XP. E no ícone Documentos do Menu Iniciar era possível acessar os últimos arquivos acessados.

#9 Troca de usuários

Ao ligar o computador, apareciam as contas dos usuários, com foto e nome personalizado, pois há alguns anos atrás, as pessoas tinham apenas um computador em casa.

O mundo ainda ama o XP e, de acordo com os dados da Net Applications, o Windows XP passou de 28,98% de usuários em dezembro de 2013 para 29,23% em janeiro deste ano. Mas agora, basta dar adeus, descanse em paz, Windows XP!

E para você, qual é o melhor Windows de todos os tempos?

-->