sábado, 8 de março de 2014

Não dê parabéns no Dia Internacional da Mulher!


Imagem original: Bicultural Mom, do tumblr Soirart

Dia 8 de março é Dia Internacional da Mulher, certo?

E que diabos é ser mulher? É ter sido um zigoto XX? Mas então mulheres trans* não são mulheres? É ter útero e seios? Então mulheres que precisaram retirar órgãos por conta do câncer deixam de ser mulheres? É ser mãe? Então mulheres que simplesmente não querem ter filhos são menos mulheres? É ser depilada? É andar bem vestida? É ser vaidosa? É ser romântica? É gostar de homem? É saber cozinhar? É estar magra? É ser discreta? É se dar ao respeito?

Veja também: 19 charges inacreditáveis contra os direitos das mulheres no início do século 20


8 de março é pra se unir. (Imagem: Umbigo Sujo)

Pra ser mulher não é preciso nada disso. Pode até ter, mas não precisa.
Em "O segundo sexo", a escritora e feminista francesa Simone de Beauvoir disse que ninguém nasce mulher, torna-se mulher. A feminilidade é uma construção, simbólica, que não deve ter regras ou muros. Tornar-se mulher é, na melhor das definições, assumir-se mulher. E quando falo em assumir, digo assumir-se como sujeita política que deve ser protagonista da luta pelos seus direitos cassados pelo discurso supremacista do machismo.

Veja também: Dicas para evitar estupros

8 de março é pra ser livre e respeitada. (Imagem: Associação Nacional de Procuradores da República)

É por isso que o Dia Internacional da Mulher existe. Não para ser paparicada, receber flores, beijos, parabéns. É pra ter sua luta política em evidência.

Veja também: Vitrole-se #1: Who Run the World?


Mas não é exatamente o que muitas homenagens pretendem. É comum "homenagens" às mulheres que se viram em 28374 para realizar sua dupla ou tripla jornada de trabalho, como se isso fosse um ideal e não um problema. Homenagem àquelas que geram a vida, como se a responsabilidade por conceber uma criança também não devesse ser compartilhada. Homenagem por ser feminina! Por aguentar tudo de salto alto. É preciso aguentar e é preciso usar salto alto? Desconstruemos a mulher que é pintada por aí e que está grudada na nossa cabeça. Abra os braços e agarre a liberdade que cabe a cada uma de vocês.

Sério? Sério mesmo? (Imagem: IG)

No Dia Internacional da Mulher não dê parabéns, ainda mais se você for homem. Pare e escute o que elas têm a dizer. Lute com elas!