terça-feira, 24 de abril de 2012

Aquilo que abre e fecha

Há tantas invenções presentes em nossas vidas, que nem nos damos conta do quanto seria difícil viver sem elas. Acostumamos tanto com certas coisas, que esquecemos que alguém pensou, queimou neurônios para que hoje nossa vida fosse mais fácil. O zíper não brotou da terra, foi inventado em 1914, por Gideon Sundback , um engenheiro e inventor sueco, que nasceu em 1880. Dia 24 de abril é o dia em que o Google homenageia a data do nascimento do inventor, na página inicial do site.

Hey Google, seu zíper está aberto!

O ato de abrir/fechar um casaco é tão simples e o fazemos graças ao Sundback. Já que o assunto é zíper, não vamos deixar o botão com ciúmes. No Guia dos Curiosos, encontrei que o botão tem história desde antes de Cristo, pois foi desenterrado em 3000 a.C. um amuleto furado com dois buracos, mil anos deopis a Escócia e o norte da Inglaterra fabricavam botões com azeviche. No fim da Idade Média, ele era usado para segurar e decorar vestimentas. O botão só se popularizou no século XVIII, pelo custo mais barato e fabricação industrial, feito de vários materiais. O botão de pressão foi criado em 1807, pelo dinamarquês Bertel Sanders, para prender qualquer tipo de tecido.

Agora você descobriu quem inventou aquilo que abre e fecha suas roupas. Nada de praguejar quando um botão cair da camisa. Respira fundo e leva em uma costureira, ou pegue fio e agulha e aprenda você mesmo, a hora é agora.