sábado, 10 de março de 2012

8 tipos de professores que amamos

Seja na pré-escola ou na universidade, o professor é uma figura que faz parte da nossa vida. Não há profissão mais importante no mundo: afinal, todos precisamos de alguém que nos ensine algo. A lista de professores que odiamos pode ser feita rapidinho, mas não tão rápido quanto a daqueles que todos amamos. Confira a elaborada pelo MNMD!

Dewey Finn (Jack Black) 
em "Escola de Rock"

#1 Os calouros

Cheiram a estágio e TCC. Se for homem, tem ares de revolucionário, vai com roupa amarrotada e adora uma bagunça. Se for mulher, tenta parecer uma professorinha de primário pra conquistar a todos. Ou são sádicos nem noção ou tão ingênuos que parecem ter esquecido todos os infalíveis métodos de cola. Ninguém respeita muito e basta reclamar que eles passam pouca lição.

Miss Edmunds (Zooey Deschanel) 
em "Ponte para Terabítia" 

#2 Os bonitões

Eles são lindos. Apenas. As meninas não podem ouvir o seu nome na chamada que já ficam de risinhos. Para os meninos, a professora maravilhosa quase sempre é o primeiro amor e a primeira desilusão. Qualquer conteúdo parece uma poesia lido por deuses gregos na boca deles, e muita gente se esforça por boas notas só pra não decepcioná-los.

Prof. Sherman Klump (Eddie 
Murphy) em "Professor Aloprado"

#3 O cientista

Quem não ama aquele professor maluco que é cheio de invenções mirabolantes na cabeça, ao estilo O Mundo de Beakman? Eles estão sempre com aparência de quem dorme pouco e trabalha muito, e o conteúdo sempre atrasa por conta do tempo perdido com suas teorias de bicicletas voadoras.



Prof. McGonagall (Maggie Smith)
em "Harry Potter"

#4 A mãezona

Coloca as mãos na cintura quando está nervosa e te chama pelo nome completo antes de dar a bronca. Mas ninguém consegue detestá-la! O jeito professoral faz com que o aluno bagunceiro sinta vergonha de ser chamado atenção. Ninguém tem coragem de levantar a voz para contradizê-la, porque ela é sempre justa em seus julgamentos. É do tipo que chama no canto para saber porque você está triste e tem sempre um bom conselho a ser seguido.

Prof. Girafales (Rubén
Aguirre) em "Chaves"

#5 O tiozão

Ele conta histórias de quando era jovem e discute o futebol do domingo no intervalo. É do tipo que dá conselhos de como conseguir uma namorada para os meninos e de como não ligar para as fofocas para as meninas. Quase sempre é grisalho, tem a letra corrida e considera até mesmo o seu esforço em escrever uma vírgula ao dar a nota de uma prova. Quer alguém que te diga em que você é melhor? Ele saberá te ajudar.

Prof. Raimundo (Chico Anysio) 
em "A escolinha do Prof. Raimundo"

#6 O vovô

Tosse, manca, cheira a coisas velhas e é adorável. Sempre se perde em divagações e usa os mesmos exercícios de vinte anos atrás. Um dia você descobre que ele deu aulas para sua mãe, e ela consegue listar todas as piadas que ele usa até hoje. Depois de anos dando aula, o vovô ganhou bolsas de gordura nos olhos, muitas rugas e vários quilos, mas não perdeu o brilho no olhar. Se for vovó, um dia vai aparecer com biscoitinhos caseiros para distribuir para a turma e vai fazer questão de entregar um cartão de Feliz Natal a todos os alunos.

Prof. Sibila Trelawney (Emma Thompson)
em "Harry Potter"

#7 O louco

Ele usa combinações de roupa absurdas, tem tiques nervosos e sempre leciona a disciplina que menos se parece com ele. Entretanto, suas esquisitices fazem da aula o espetáculo que todos querem ver. Este é do tipo que vai jogar giz no aluno que cochila e sempre tem uma dancinha engraçada que vai parar na internet.

#8 O mestre

Katherine Watson (Julia Roberts) em
"O sorriso de Monalisa"
Sabe aquela música/filme "To sir, with love"? Então, ela retrata O professor que amamos. Ele pode ganhar pouco, sempre estar cansado, mas faz da sala de aula o seu templo. Ele ama o que faz e consegue fazer com que até mesmo o aluno mais obtuso entenda o conteúdo: do valor inestimável de um X aos porquês de uma revolução europeia.


Miss Honey (Embeth Davidtz) em "Matilda"

Se for homem, se parece com aquele irmão mais velho que te ensinou a ler. Se for mulher, é daquelas que ganham uma maçã suculenta na mesa todos os dias. Esse tipo de professor é um ser nobre, que tem o carinho de todos os alunos e que sempre será lembrado como um verdadeiro mestre.



E você, se lembra de algum professor ou professora que marcou sua vida escolar?


Por Guilherme