quinta-feira, 19 de setembro de 2013

6 motivos para jogar o GTA V

Por: Raphael Gierez*

Poucos jogos são tão populares como a saga Grand Theft Auto. Depois do 'boom' com GTA: Vice City, os jogos seguintes como GTA: San Andreas e GTA 4, ajudaram a elevar ainda mais o nome da saga. Agora é a vez do GTA V fazer você assaltar bancos, matar e usar drogas e se divertir. E o Mas não me diga lista agora os seis principais motivos para você jogar esse jogo, que foi o mais caro já produzido.

#6 A melhor trilha sonora da história

Para muitos esse detalhe passa desapercebido, mas a qualidade das estações de rádio no GTA V está incrível. A Rockstar Games licenciou 240 músicas para o jogo, grandes nomes da história da música, como Johnny Cash, 2PAC, N.W.A e Elton John estão presentes.  Além desses clássicos, há músicas de pop recentes, como Only Girl da Rihanna e Gimme More da Britney Spears. Ah, as rádios também tem produções 'jornalísticas', onde relatam os crimes que aconteceram na cidade, inclusive o seu!

#5 Três personagens principais

Se GTA já era incrível com apenas um personagem por jogo, imagine com três? Franklin, Michael e Trevor dividem o protagonismo do jogo. Quando a Rockstar anunciou esse modo de jogo, muitos fãs reclamaram, mas o resultado final foi um tapa na cara desses pessimistas. Com um roteiro excepcional para cada um, características de personalidade completamente diferentes entre eles , além do carisma (controverso) deles, a experiência de se jogar fica muito melhor que títulos passados.

Reprodução

#4 Mapa gigantesco

É característico da Rockstar produzir games em mapa aberto, como no caso de L.A Noire, Red Dead Redemption, além do próprio Grand Theft Auto, entretanto, GTA V levou isso para um nível completamente maior. O mapa é realmente GIGANTESCO, entretanto, não é desgastante percorrê-lo, já que os detalhes gráficos durante a 'viagem' são fantásticos. Outro ponto que os produtores acertaram foi que agora você não precisa esperar o desenvolvimento do jogo para usufruir do mapa completo, desde o início do jogo você pode ir para onde quiser.

#3 Escolhas e mais escolhas

Praticamente tudo dentro do mundo de GTA V é transformável. A Rockstar voltou a apostar na 'fórmula GTA San Andreas', onde CJ tinha várias opções para modificação corporal, de carros, etc. Essa característica, que havia diminuído drasticamente no GTA 4, é uma forma do jogador se sentir produtor do jogo, já que além de roupas e carros, o jogador pode planejar os crimes que cometerá, escolhendo os locais, a estratégia e os comparsas.

#2 O último dos moicanos

Obviamente, muitos jogos serão lançados ainda para Playstation 3 e Xbox 360, mas nenhum jogo de enorme orçamento deve ser feito nessas plataformas, já que daqui dois meses, os novos desejos de consumo de todo gamer chegarão, o PS4 e o Xbox One. Além disso, seria praticamente impossível, dentro da limitação gráfica dos videogames da atual geração, um jogo ultrapassar o que a Rockstar fez com o GTA V.

#1 Aliens!

Calma, o jogo não incorporou elementos de ficção científica, mas os aliens existirão, ou quase. Explico, os entorpecentes e alucinógenos estarão mais presentes do que nunca nessa edição de GTA, e a pira pode ser tão grande que aliens gigantes aparecerão na sua frente e você terá que matá-los se não quiser que a overdose liquide seu personagem.


*Raphael Gierez, mais conhecido como Phael,  fez o primeiro post como colaborador do Mas não me diga. É aluno de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem 20 anos e apreciador dos games. Facebook, Twitter.