sábado, 6 de julho de 2013

Menos a Nicoly, que está no Canadá #2

No segundo episódio desta websérie muito irada e radical que a gente inventou, nossa correspondente internacional Nicoly França escreve sobre as perguntas mais frequentes que um intercambista precisa responder (as mais inocentes, claro...)
Enquanto samba na cara das inimigas pegando bronzeado até as 10 da noite por conta do verão canadense, Nicoly também aproveita para falar sobre mais curiosidades deste país tão bonitinho.
 
Esperamos que Nicoly não entre em depressão depois de voltar ao Brasil e não encontrar mais folhinhas vermelhas pelo chão das calçadas.

10 perguntas frequentes feitas a intercambistas

O intercâmbio realmente está sendo uma experiência única. A cultura é muito diferente e estou aprendendo muitas coisas novas e curiosas. A propósito, o sol aqui se põe perto das 10 da noite, é incrível!
21h e o sol vivão aqui!

Mas além da língua diferente, são outros costumes, e num intercâmbio, você (o estrangeiro) é o diferente, talvez o estranho, talvez o especial. É para você que fazem perguntas. E nestes 7 dias que estou aqui, já posso selecionar o TOP 10 das perguntas mais feitas até agora. E imagino que quem já fez algum intercâmbio ou viagem internacional, vai se identificar. E para quem ainda não fez, mas pretende, já vai treinando pra responder essas aí:


#10 Qual seu nome? De onde você é?

Essa é clássica, mas nem sempre é feita em forma de pergunta. Porque normalmente quando você vai se apresentar pra alguém já diz essas informações. Já perdi as contas de quantas vezes pronunciei "I'm Nicoly, I'm from Brazil".
Uma loja que vende só cerveja, de todos os tipos

#9 Quantos anos você tem?

Sim, as pessoas querem saber minha idade todo o momento. E logo já poderei responder 21, porque meu aniversário é no dia 08 de julho (NÃO ESQUEÇAM, aceito presentes na volta). E já falaram que pareço ter 17, então está tudo certo. E por incrível que pareça, dos intercambistas do Lions que estão também aqui no Canadá, sou a mais velha, a tiazona da galera que em geral tem 17, 18.

#8 É a sua primeira vez aqui?

Sim! Definitivamente! Primeira vez no Canadá, primeira vez fora do país, primeira viagem de avião, UAL, muitas primeiras vezes.

#7 São quantas horas de voo?

UAL, se fosse contar o tempo esperando em aeroportos com conexões... Daria mais de 24 horas, isso mesmo. Mas de voo mesmo, no ar, sobre as nuvens, vamos somar: 1h de Curitiba até SP + 5h de SP até Bogotá + 7h de Bogotá até Toronto = 13 horinhas no céu.

#6 Por quanto tempo você vai ficar aqui?

A resposta é um mês, que é o tempo sagrado de férias que tenho para aproveitar esse lugar paralelo, longe dos problemas e da realidade do dia-a-dia com a correria de trabalho e faculdade. A pergunta certa deveria ser "Por quando tempo você engordará aqui no Canadá", porque olha, estou provando cada coisa deliciosa (OMG dieta e Muay Thai me aguardem no Brasil).
Comida comida comida

#5 O que você está achando do clima aqui?

Os canadenses realmente amam o verão aqui. Eu também estou gostando, é um ótimo tempo, como a primavera no Brasil. Mas eu não acho tão quente quanto eles. Quando bate um vento eu corro colocar o casaco, enquanto as pessoas na rua desfilam de shorts e camiseta. E repito, eles não são poser, eles amam maple tree, eles amam o tempo, são patriotas mesmo, até no clima.
I (folhinha) Canadá

#4 Como é o clima no Brasil?

Sim, as pessoas gostam de falar sobre o tempo. É o novo "será que chove". Eu sempre conto que no Brasil é inverno agora mas que normalmente o clima é muito quente, e por isso os casacos na bagagem. O nosso verão é muuuuito mais quente. E não, não temos neve no Brasil.

#3 Qual língua vocês falam no Brasil?

A maioria sabe que é somente Português, mas sempre tem uns que arriscam e soltam "Vocês não falam espanhol no Brasil?" Para a maioria, é difícil aceitar que mesmo estando na América Latina no hablamos español. Já ouvi até um "Hola, como estás", depois de me apresentar como brasileira. Não gente, não falamos espanhol, ok.
E aqui, principamente em Québec, também se fala francês

#2 O que você faz no Brasil? Já terminou a "highschool"? 

Realmente devo ter cara de novinha, porque as pessoas se espantam quando respondo que já estou na universidade e faço Jornalismo.

E A MAIS CLÁSSICA DE TODAS... TÃÃRAAAN:


#1 Que horas são no Brasil agora?

Sim, essa SEMPRE é feita! E a resposta é até meio decepcionante, porque é apenas uma hora de diferença. As pessoas normalmente esperam por uma grande diferença, devido à distância. No Brasil, é sempre uma hora a menos que aqui.
E quem está no Brasil, sempre pergunta "Que horas são aí no Canadá?" Perdi as contas de quantos já me perguntaram isso, e não se preocupem, podem continuar perguntando. Eu mesma sempre faço essa pergunta aos meus amigos que viajam. Mas agora vocês já sabem. Aqui é sempre uma hora a mais que no Brasil.
DEZ DA NOITE e esse pôr-do-sol incrível!
Durante 1 mês, Nicoly estará no Canadá fazendo um intercâmbio de férias, e como o amor ao MNMD é maior que a vontade de comer fast food o dia todo, ela vai escrever uma espécie de diário de viagem, contando tudo de bom (ou ruim) que acontecer lá em cima do mapa múndi. E como os memes sempre voltam pra assombrar sua internete, a gente reviveu a Luíza, a que tarra no Canadá (e porque não pensamos em nenhum título mais criativo).