sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Nostalgia: Material Escolar

A compra de material escolar era algo muito esperado na infância, a escolha dos cadernos, da mochila, das etiquetas, dos lápis, tudo. Outra coisa mágica era que durante as férias, você ficava adorando aquele material intocável, pois se você mexesse, sua mãe xingava e dizia que ia estragar. Algumas coisas no material escolar e no ano letivo eram clássicas, tenho certeza que você vai se identificar.

Encapar caderno com plástico xadrez: Normalmente era azul, vermelho ou verde, algumas escolas até exigiam a cor. Quando a escola liberava qualquer capa, as escolhidas eram de personagens, bem coloridas.

Mochila de rodinha: Mochila de rodinha devia ser para todas as idades, imagina que maravilha ir pra faculdade com mochila de rodinha pra carregar o notebook, nossas costas agradeceriam muito. Se eu não sofresse bullying por isso, com certeza eu usaria na faculdade.

Caixa de lápis de cor com 36 cores: O sonho de qualquer criança era ter 36 lápis de cor, não sei o porquê, pois alguns lápis nunca eram usados, amarelo queimado, branco, pra que? Mas se você tinha, você olhava pra todo mundo estilo like a boss. Se alguém emprestasse um lápis de cor, você dizia "só não aponte, tá?" ou então "não pinte muito forte pra não gastar".

Canetinha: Só era pra contornar, se você pintasse com ela, era morte na certa em casa.

Papel Almaço: Fazer capa, escrever, escrever, escrever até fazer calo na mão para os trabalhos feitos em papel almaço. E a pesquisa era feita na Internet? Lógico que não, era feita na boa e velha Barsa.

Trabalhos em cartolina: Feitos com gravuras tiradas de revistas, com canetinha e o auge do cartaz era a margem, feita de durex colorido, papel crepom, depende da criatividade. Os cartazes mais 'descolados' eram expostos no corredor, na terceira série isso era mais que um troféu.

Maquetes: Quem nunca fez uma maquete com material de lixo reciclável? Os rios e lagos eram feitos com gel, cercas de palito de sorvete, árvores feitas com galhinhos e folhas de verdade, que saudade hein.

Mudou bastante coisa hein?! Apesar das crianças da geração 2000 ainda utilizarem esses materiais, os trabalhos já começaram a ser digitados e as gravuras e pesquisas são diretamente da Internet (até onde SOPA permitir). Mas nada como um momento nostálgico para esquecer um pouco esses mamilos, digo, polêmicas que começaram a rechear 2012.