segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como surgiu o Twitter





Jack Dorsey, em 1992, quando tinha 15 anos, produzia softwares para taxistas, que permitia que eles pudessem informar o local aonde estavam a uma central. Então ele se inspirou no trabalho que realiava: se era possível usar tecnologia para taxistas informassem onde estavam, porque não daria para as pessoas fazerem o mesmo? A ideia era que cada pessoa pudesse publicar status do seu dia-a-dia, o que estava pensando ou o que estava fazendo no mesmo instante.


Em março de 2006, o serviço foi lançado para testes. Foi em agosto que estreou para o público geral. No começo, a empresa não considerava o Twitter como seu produto principal.  Mas em abril de 2007, quando a Odeo viu que não haveria como competir com a Apple na área de podcasts, o Twitter tornou o produto e atração principal. O projeto ficou na gaveta até 2000, então Jack idealizou um projeto inicial em uma folha de papel daquilo que viria a ser o Twitter. O problema é que a tecnologia existente ainda não permitia essa mobilidade, ainda mais que a ideia era que essas mensagens instantâneas fossem postadas pelo celular.

Foi apenas em 2006 que, juntamente com a tecnologia disponível, e, com o apoio de Evan Willians (criador do Blogger) é que o projeto do Twitter saiu do papel. Jack começou a trabalhar em uma empresa de podcasting chamada Odeo, local aonde conheceu Evan Williams, que era o próprio dono da Odeo, na época. Evan analisou o projeto de Jack, gostou e pediu para que ele desenvolvesse um protótipo emduas semanas. Havia um programador que trabalhava lá também, que se chamava Biz Stone, que auxiliou Jack no projeto. Foi graças a esse trio de programadores que o Twitter tornou-se real, portanto, os três nomes em questão são considerados criadores da rede social.




Jack Dorsey, inicialmente, era apenas um desconhecido programador de softwares para rastreamento de táxis. Mas depois que criou o Twitter, com apenas 29 anos, tornou-se @jack, seguido, atualmente, por mais de 1,5 milhões de pessoas na rede. Hoje, que não está mais no anonimato, Jack vive com sua caixa de e-mails lotada para pedidos de entrevistas. Mas ainda assim, é considerado um homem de poucas palavras, e, como ele mesmo preferiu, o Twitter é limitado por textos curtos.





Como a rede, incialmente, era pra ser utilizado no celular, os criadores queriam um nome que representasse um movimento físico. Pensaram então no som que o celular emitia ao receber uma mensagem, semelhante a “twitch”.

O nome do produto original para o serviço foi nomeado “twttr”, inspirado no Flickr e no fato de que os SMS são resumidos por poucas letras.logo, encontraram no dicionário, uma palavra parecida com esse som: twitter, que significa “espalhar informações inconseqüentes”, acreditaram também que fazia uma analogia ao gorjeio dos pássaros. Encontraram, assim, o nome que descrevia muito bem o serviço.





Um motivo para os 140 caracteres é a técnica em si. Os “tweets” seriam semelhantes a uma SMS – Short Message Service, e muitos celulares não enviam mais de 160 caracteres numa mensagem. O Twitter, desde o início, tinha a proposta de publicar textos curtos. “Com um limite de tamanho, as pessoas são mais espontâneas e instantâneas. 
A ideia é minimizar e sintetizar os pensamentos” – Jack Dorsey.