sábado, 5 de julho de 2014

Qual sua melhor lembrança do Orkut?


Parece que foi a notícia da morte de uma pessoa querida. Depois do fim do MSN, mais um companheiro das nossas infâncias de internet vai nos deixar: o Orkut. Ele penou por anos após seus usuários brasileiros o terem trocado pelo Facebook, enfrentou fofocas de que iria ser fechado a qualquer momento, viu a Google deixá-lo de lado para investir naquele fantasma chamado Google+ e até ganhou uma versão nova fake. Mas agora é oficial: em setembro deste ano daremos adeus definitivamente ao site que foi a primeira rede social da maioria de nós e o primeiro contato de muitos com a internet, esse mundo louco que a gente não vive sem.

O MNMD, aos trancos e barrancos devido ao forte choque emocional, foi perguntar a alguns amigos quais eram suas melhores lembranças do Orkut. Queríamos saber por quê as pessoas iriam sentir a falta da rede, e quais foram as situações que mais dão saudades quando elas se lembram daqueles anos dourados. Eis o que ouvimos:




Bruno, 22



 "Eu lembro que passei dias implorando para as pessoas da minha turma me mandarem convites pro Orkut, e quando finalmente criei a minha conta, fiquei me sentindo O cara. Na época eu tinha que ser bem seletivo nas fotos (pois eram só 12) e completar o perfil passo a passo era uma experiência ótima. No começo, quanto mais amigos você tinha, mais cool você era. Depois de um tempo os papéis inverteram, e as pessoas só mantinham os conhecidos mais próximos adicionados. Orkut fez parte da minha pré adolescência de uma forma que passou a ser inesquecível :)"


Laísa, 23

"Entrei no Orkut lá por 2005, 2006. Sinto falta de ver quem visitou meu perfil, e tb sinto falta de ter que entrar no orkut das pessoas pra ver o que elas escrevem. No Facebook ta tudo escancarado, tenho que ficar cancelando os feeds daquele tipo que posta mil coisas durante o dia."


Nicoly, 21

"Fiz o Orkut lá por 2005 na casa de uma amiga minha. Eu adorava minhas comunidades, tinha muitas engraçadas, o pessoal falava tiopês. Minha preferida era "Trabaliar na brinks comofas?". Quando entrei na faculdade, tinha a comunidade do curso, o fórum e os tópicos de lá eram muito mais divertidos que os grupos do Facebook. Já fiz montagem com várias fotos para poder colocar fotos de todos os amigos dentro daquele álbum que só podia postar 12 fotos. E o pior, além do meu perfil normal, eu tenho um perfil perdido lá, porque um dia mudei a senha e esqueci, e meu e-mail de acesso estava desativado. Sorte que neste perfil, eu escrevia com letras "diferentes" e não é fácil de me achar, rs, senão a vergonha alheia ia explodir."


Guilherme, 22

"Lembro de quando minha irmã tinha Orkut e eu nem sabia o que era aquilo. Ela me mostrou as comunidades "Eu nunca terminei uma borracha" e "A gente se fode mas se diverte", e eu ria sem parar, mas não entendia como funcionava nada. Fiz um perfil em 2006, acho, e foi só quando descobri o prazer das comunidades é que o Orkut fez sentido. A ideia era bem diferente do Facebook, porque lá todo mundo podia contribuir pra fazer a comunidade ficar legal, colocando discussões que interessavam nos fóruns. Nas comunidades fiz amigos e aprendi coisas. Quando entrei na faculdade e mudei de cidade, o pessoal só usava Facebook. Aos poucos fui abandonando o Orkut, e um dia cometi o orkuticídio. Pensando depois em como matei minha conta sem nenhum remorso - coisa que me parecia impensável, sei lá, 2 anos antes -, eu entendi o quanto as coisas eram voláteis na internet."



T., 25

"Minha historia de Orkut foi de um fake na época em que isso nem era comum, tipo 2004 ainda. Fizeram um fake meu e ninguém acreditou que não era eu porque, né, t.boquete@alguma coisa era o tipo de e-mail que eu faria. Era um fake bizarro! Mas fazia de um jeito que parecia exatamente o meu perfil, só que escrevendo um monte de barbaridade hahahaha. Mandou mensagem pra todos os meus amigos, dizendo que o meu outro perfil (o de verdade) tava bichado, e as pessoas me deletaram, e acreditaram que era verdade. Me zoaram na escola, eu tinha 15 anos, foi uma merda.  Nunca descobri quem era. O fdp era bom, e a polícia nem devia saber o que era Orkut na época"


Carine, 21

"Eu entrei no orkut em 2005 quando tinha que receber convite de algum amigo para ter acesso a rede. Acho que muitos se lembram mais dos scraps e depoimentos, mas para a mim a experiência com o Orkut sempre vai trazer as lembranças das comunidades. Eu sempre fui muito fã de várias coisas e não existia page do artista com conta verificada, nada disso. Se aparecia no Orkut um perfil “Maite Perroni” (RBD, eu sei) todo mundo sabia que era fake e que essa pessoa provavelmente tinha um mundo paralelo, bem parecido com The Sims. Eu já fui moderadora da maior comunidade da Maite Perroni e até ganhei os prêmios como membro News, Barraco inesquecível e casal da MP (I was that important haha). O Orkut era muito diferente do Twitter ou das fanpages do Facebook, pois os tópicos e layout das páginas davam inúmeras possibilidades de acesso e interação, tanto é que ainda não me acostumei com as páginas do facebook, não consigo me sentir a vontade lá. As comunidades do Orkut serão para sempre a minha casa. Orkut vai deixar saudades S2 L’ <3 ღ ♥"


Pedro, 25

"Como sou apegado à organização, o que eu mais gostava no Orkut era esse sistema de fórum de discussão nas comunidades, que ficavam todas organizadas e fáceis de localizar pelo sistema de busca. A ausência dessa organização orkutiana foi o que mais me abalou quando o mundo virtual migrou pro Facebook.

As diferentes comunidades que existiam no Orkut eram as coisas mais engraçadas para mim. Algumas delas, mais consolidadas e com um número muito grande de membros, organizavam salas específicas de conversa em seus fóruns. Nunca vou esquecer das madrugadas conversando no tópico de bate-papo intitulado "Sala Precisa", na comunidade Harry Potter Brasil, onde fiz muitos amigos com quem converso até hoje. Anos mais tarde, quando eu já não frequentava tanto a comunidade, surgiu um outro tópico de bate-papo muito engraçado: a "Sauna Gay da HPB"!"


Camila, 19

"Entrei no Orkut quando tinha 13 anos mais ou menos. Sinto saudade de como eu era feliz e não sabia. Orkut não tinha tanta maldade com as coisas como tem o Facebook e, se tinha, era feito em comunidades reservadas, que por sinal eram um sarro. Adorava os depoimentos, me sentia amada quando mandavam " to no topo " me fazia rir demais. Pena que acabou, queria tudo de novo haha"


E pra você? Por que o Orkut vai te deixar com saudades?