quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Por que dizem "saúde" quando alguém espirra


- Atchim!
- Saúde.

É algo automático dizer "saúde" quando alguém espirra, ou quando você espirra pode até ficar chateado se ninguém ao redor lhe "desejar saúde". Mas qual será o sentido de dizer essa expressão? Vai ajudar a pessoa a ficar mais saudável? É uma supertição?

O interessante é que na maior parte do mundo existe esse curto "ritual" depois de um espirro. É curioso analisar que quando tossimos ou soluçamos ninguém pronuncia nada, é algo específico para o espirro mesmo. Em Portugal, por exemplo, é comum dizerem "Santinho!", já nos países de língua inglesa se diz algo como “Deus te abençoe” dentre outras expressões do gênero.

Esse costume não é de agora, é muito antigo, possivelmente seus tatatatatataravós já diziam "saúde". Não há registros, mas acredita-se que a prática surgiu de crenças antigas. Uns acreditavam que o espirro fazia com que a alma da pessoa saísse do corpo da pessoa e dizer "Saúde!" (ou algo parecido) não a deixava ser tocada por algum espírito maligno. Outra teoria que encontrei foi que muitos pensavam que quando alguém espirrava, seu coração parava de bater por algumas frações de segundo naquele instante. Outros pensavam que instante do espirro, o coração parava de bater. Assim dizer "Saúde!" era uma saudação à pessoa que acabara de "ressussitar"

O jeito é continuar praticando esse ato, não custa nada mesmo e saúde nunca é demais!