quinta-feira, 2 de outubro de 2014

10 respostas para suas dúvidas sobre a rede social Ello



Se você também é um heavy user das redes sociais já deve ter ouvido falar da nova rede social chamada Ello, que dizem por aí, pode até substituir o gigante Facebook. Isso eu não sei, prefiro não arriscar, mas como a rede social é novidade para a maioria, os usuários vão entendendo aos poucos suas funções e surgem diversos questionamentos sobre a rede, então resolvemos trazer 10 respostas para suas dúvidas sobre a rede social Ello:

#1 O que é Ello?

Ello é uma rede social simples, leve, bonita, que não tem anúncios e para entrar, você precisa de um convite, igual no orkut, lembram? Está disponível no site https://ello.co. Ao primeiro olhar, ela parece uma mistura de Twitter com Tumblr. O acesso é gratuito e foi criado por um grupo de sete artistas e programadores. A princípio, foi criado para ser uma rede social privada, mas como várias pessoas quiseram fazer parte, acabou se tornando pública.  O fundador é Paul Budnitz, um designer que “concebe e cria belos produtos que mudam o mundo”, como ele mesmo diz.

#2 Como assim, não tem anúncios?

Surpreendentemente, uma das características do site é que ele é livre de anúncios. E o motivo pelo qual o Ello tomou essa medida foi porque considera "antiético" o mecanismo usado por quase todas as outras redes sociais, pois todas as as informações pessoais dos usuários são vendidas para empresas como forma de gerar lucro. Ou seja, suas preferências são informadas aos anunciantes para melhores resultados com as publicidades. E, segundo a equipe do Ello, a rede não venderá dados dos usuários. 

#3 É totalmente gratuito?

O acesso é gratuito, sim, mas como já dito acima que a rede não possui publicidade, para manter essa característica, em breve eles passarão a vender algumas funcionalidades 'premium', que servirão como subsídio para a rede social. Então, a princípio, é gratuito, mas para obter funcionalidades especiais e vantagens, os usuários terão que pagar, mas só se quiserem, é claro.

#4 O que é o Ello Manifesto?

Se você entrou no site por curiosidade, já deve ter visto o link do Ello Manifesto, é a ~~filosofia~~ da rede, o texto diz “Cada post que você compartilha, cada amigo que você faz e cada link que você segue é monitorado, registrado e convertido em dados. Os anunciantes compram seus dados para que possam mostrar-lhe mais anúncios. Você é o produto que é comprado e vendido. Nós acreditamos que há um caminho melhor. Acreditamos na ousadia. Acreditamos na beleza, simplicidade e transparência. Acreditamos que as pessoas que fazem coisas e as pessoas que as usam devem estar em parceria. Acreditamos que uma rede social pode ser uma ferramenta para empoderamento. Não uma ferramenta para enganar, coagir e manipular – mas um lugar para se conectar, criar e celebrar a vida. Você não é um produto.”


#5 Quais as principais funções?

Ello está em fase beta, e por isso a lista de funcionalidades é atualizada constantemente e está disponível na Ello Feature List. Os recursos que já existem são parecidos com as demais redes sociais, como Twitter, Tumblr, Google+ e até mesmo Facebook. Entre elas, estão: mencionar pessoas colocando @ antes do nome, localização de usuário, visualização por post, notificações via e-mail (seguidores/convites aceitos/menções), sistema de convite e capacidade de convidar um número limitado de amigos, integração com Emoji, visualização de seguidores e seguir listas, seção WTF, uso de hashtags (#) em posts, seguidores e em quem está seguindo, seguir ou deixar de seguir (“Friends” e “Noise”), postar textos, imagens e gifs (eba) e emojis, entre outras.

#6 O que é Friend e o que é Noise?

Quando você entrar no perfil de alguém no Ello, você verá duas opções: friend e noise. Quando você adiciona alguém em “friend”, os posts dela vão aparecer na sua timeline e caso você selecione “noise” no perfil de alguém, a pessoa vai para uma lista, que é possível acessar clicando “noise” na sua página inicial. Basicamente, em "Friends" você adiciona ozamigo e em "Noise" marcas, empresas, celebridades e outras coisas, mas como a rede ainda está em desenvolvimento, é o que concluímos, não que isso seja regra, cada um usa como quiser. O número de pessoas que você segue é a soma dos friends e do noise.

#7 Ello garante maior privacidade?

De certa forma, sim. Pois quando você usa Ello, o sistema coleta algumas informações relacionadas com a sua visita (localização, língua, site de referência e tempo gasto ao visitar o Ello). Isso permite, por exemplo, saber em quais países o serviço tem mais acesso, etc. Mas a plataforma usa uma versão especial anônima do Google Analytics, que guarda os dados de visitantes. Ou seja, antes de informações pessoais serem armazenadas no Google, o endereço de IP do usuário é removido, então fica muito difícil para qualquer pessoa (incluindo o próprio Ello e o Google) rastrear os dados dos usuários. Além disso, para maior segurança, o usuário pode desativar o Google Analytics a partir das configurações. 

#8 Como faz para postar em itálico ou negrito?

É muito simples, basta clicar duas vezes em cima das palavras depois que você escreveu, ou selecionar, que as opções de formatação aparecem.

#9 Onde ficam as notificações?

Não tem uma central de notificações. Se alguém te segue ou comenta em um post, você vai receber um e-mail. Também é possível desligar as notificações. É só ir na página de Settings (aqui) e rolar o mouse pra baixo, vai encontrar a opção pra ligar e desligar as notificações do Ello.

#10 Como faço para obter um convite

Peça para algum amiguinho que já está no Ello ou requisitar pelo site: http://ello-invite.com/, lembrando que cada usuário só pode mandar cinco convites.

Quem já tiver no Ello, acesse o meu perfil aqui e o do mas não me diga aqui, queremos novos friends e noises ^^

Fontes: