quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tradições de Natal que só funcionam bem na TV


Mal chega dezembro e, quando você menos espera, o mundo inteiro parece ter sido contaminado por uma doença chamada... Natal. Toda aquela decoração que se repete ano após ano invade os shoppings, as ruas, as escolas, e a mídia inteira prepara o bando de reportagens datadas que a gente já viu tanto que parece um dejá-vù eterno. Pra onde você olha tem um papai noel vermelho, um pinheiro de plástico mal decorado, e todo aquele espírito natalino que é a preparação pra série de promessas fajutas que a gente faz na virada do ano.

A TV é reduto primordial pra manter a tradição mais ~~aguardada do ano. Acontece que, como sempre, a vida na televisão é muito maravilhosa, quando na realidade a gente passa o dia comendo porcaria e mexendo na internet. Com o Natal não seria diferente: tudo na TV é colorido e gostoso, mas fora da Matrix as coisas não são tão perfeitas. No espírito natalino feat. i can't deal with it, o MNMD preparou uma listinha com 5 tradições de Natal que só funcionam bem na TV. Pega o seu gorro de poliéster vermelho comprado no china por R$2,99 e vem com a gente!



revistapegn.globo.com

Papai Noel

Na TV: É aquele velhinho com cara de vovô fofo que foi inventado pela marca de refrigerantes que todos conhecemos. Tem as bochechas vermelhinhas porque ele é sim fofinho, é meio gordinho (mas ninguém faz patrulha da Medida Certa com ele) e de vez em quando bebe uma Coca bem de boas porque o merchan deve valer a pena já que dura bem uns 200 anos.
Na vida real: O Papai Noel gente como a gente ou é o velhinho que fica o ano inteiro cultivando aquela barba gigantesca que incomoda pra dedéu pensando no trocado que pode ganhar ficando 12 horas sentado na shopping e sorrindo pra um bando de criança mimada que fica chorando enquanto a mãe paga R$20 por uma foto da cena e o coitado tenta não desmaiar pelo calor insuportável dentro da roupa abafada OU era seus pais, que trabalhavam feito escravos pra guardar um trocado e te dar aquela boneca carissississississíma que as Lojas Americanas faziam questão de adicionar 30% no valor final por motivos de lei-da-oferta-e-procura numa espécie de Black Fraude dos anos 90.

gostinhodointerior.com

Peru 

Na TV: É aquele peru suculento e dourado que a Sadia mostra desde sempre e que mata sua mãe de inveja por não conseguir nunquinha fazer igual. O grande diferencial desse Peru é o pininho que - tick! (sim eu imagino o som, que provavelmente não existe) - levanta quando está pronto. Um dos meus grandes sonhos frustrados da infância era justamente ser o moleque guloso que ficava parado na frente do forno só esperando o pininho levantar pra gritar pra mãe "está pronto, está pronto!"
Na vida real: Bom, se você era/é uma criança/adulto pobre como eu fui/sou/serei, na sua casa a ceia era feita com o bom e velho frango assado decorado com maçã, uva passa (nojo) e cenoura. A mãe fazia questão de futucar o freezer do supermercado procurando o frango que tomou mais hormônio e cresceu mais, tudo isso pra criar a atmosfera Peru-da-Sadia na ceia de casa. Mas não é que deu certo? Foi só depois de muitos anos que eu descobri que na minha casa nunca tinha entrado um Peru na vida. De vez em quando aparecia um Chester, que é aquela versão classe-média-pero-no-mucho que foi inventada sob medida pela Perdigão pra abocanhar a fatia mais pão dura dos lares que não pagava os mil réis no Peru da Sadia.

bocaberta.org

Árvore de Natal

Na TV: Nada, absolutamente nada, é tão característico do Natal quanto a árvore, aquele pinheiro cipreste gigante todo iluminado com pisca-pisca (não do colorido, esse é brega). Tem uma estrela gigante dourada no topo, enquanto os ramos são enfeitados com bolas vermelhas, anjinhos prateados e laços de fita cuidadosamente dispostos nos 2 metros de altura da árvore. Um primor.
Na vida real: Se você tem uma árvore de plástico com 1 metro de altura suficientemente verde para parecer uma árvore de verdade vista de longe, você está com sorte. A maioria é só uma imitação bem feia, que deve envergonhar todo o reino vegetal. E ainda existe a versão da foto que, jesus cristo, parece um galho velho que foi colocado na posição vertical. Sério, quem inventou isso? A árvore da vida real é sempre espalhafatosa, porque nós simplesmente não conseguimos não comprar todos os enfeites vendidos nas lojas de 1,99. Tem as bolas de plástico com trezentos tons diferentes, o pisca-pisca colorido que pisca no ritmo de jingle bells, tem aquelas plumas & paetês coloridos... Tudo é colorido. Mas justiça seja feita: pelo menos a árvore de plástico pode ser usada por décadas. Viva o petróleo.

masnaomediga.com

Troca de presentes

Na TV: O amigo secreto sempre é agradável. Nas propagandas e chamadas das lojas, sempre aparece a família reunida trocando presentes, que são embalados naquelas caixas quadradinhas, embrulhadas em papel e amarrados com fitas. Mais surreal que o amigo secreto versão não-ganhei-meia é a TV cometer a pachorra de imaginar uma realidade em que todos distribuem presentes para todos.
Na vida real: Amigo secreto versão gente-é-até-10-reais-o-presente-tá? A gente já fez uma lista gigante de traumas. Escolha o seu.

Feliz Natal!